A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

01/03/2015 13:35

Profissionais da saúde são capacitados para ampliar rede de imunização

Flávia Lima
Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da secretaria de Saúde de Corumbá estão participando de uma Sala de Vacinação como forma de ampliar a rede de imunização nas unidades de saúde do município.

O curso, que teve início mês passado, está capacitando nesta segunda etapa 25 enfermeiros. A partir do dia 9 de março, será a vez dos técnicos de enfermagem.

A secretária de Saúde Dinaci Ranzi comentou que a capacitação está sendo importante para reciclar os profissionais e destacou que a qualificação dentro da rede de saúde pública tem ocorrido com frequência em Corumbá, permitindo celeridade na questão da vacinação.

O curso tem uma carga de 40 horas aula e está sendo ministrado pela enfermeira Ana Lúcia de Vasconcellos Pereira. O foco é o calendário vacinal de crianças e idosos e a organização do serviço dentro da rede, além do monitoramento do processo de trabalho.

A capacitação foi colocada em pauta no colegiado ampliado da Secretaria de Saúde que tem trabalhado para implantar a cogestão (gestores e trabalhadores) nos processos de decisão, e foi aprovada pela maioria presente. Além de Ana Lúcia, o enfermeiro Wangley Bento de Campos também foi indicado para capacitar os profissionais.

O objetivo é o enfrentamento das dificuldades apresentadas na cidade, tanto pela demanda da região de fronteira, como também pela falta de profissionais capacitados para atender, de forma qualificada e humanizada, as ações de imunização.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde foi implantado no país em 1973 para viabilizar ações de prevenção, controle e erradicação de doenças preveníveis por meio da vacinação.

Homem de 74 anos é morto a tiro em frente de casa por causa de fofoca
Jucelino Antônio Pereira, 74 anos, foi morto com um tiro no ombro, no distrito do Alto Santana, em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grand...
Por rixa antiga, adolescentes matam jovem de 18 anos a facadas
Uma briga acabou em morte na noite de ontem em uma lanchonete de Juti, município a 320 quilômetros de Campo Grande. Willian Santiago Perrengue, de 18...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions