ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Promotor declara guerra ao cigarro eletrônico no interior do Estado

Ministério Público definiu medidas para coibir consumo por jovens e crianças

Maristela Brunetto | 20/02/2023 07:35
Anvisa proibiu venda do cigarro eletrônico, mas ela segue na internet. (Foto: arquivo)
Anvisa proibiu venda do cigarro eletrônico, mas ela segue na internet. (Foto: arquivo)

O promotor de Justiça de Batayporã, Murilo Hamati Gonçalves, baixou uma série de recomendações para serem cumpridas na cidade e na vizinha Taquarussu sobre o acesso de crianças e adolescentes aos cigarros eletrônicos. Conforme consta em uma recomendação, há notícias de uso dos cigarros por menores de idade em praças, escolas e locais públicos. Ele considerou a situação grave e excepcional e envolveu vários setores nas medidas para tirar os produtos de circulação.

Há uma resolução da Anvisa proibindo a importação e comercialização do cigarro eletrônico, diante da série de riscos que oferece a quem consome. Inicialmente propagou-se a ideia de que seria menos nocivo por não haver uma chama, mas apenas vapor. Mas estudos apontam que ele vicia por conter nicotina e ainda reúne outros elementos químicos com potencial de danos ao organismo.

Para tentar afastar o risco das crianças e adolescentes, o promotor recomenda que a Vigilância dos dois municípios esclareça os comerciantes sobre a proibição da venda, com a ameaça de sofrer as punições legais, que incluem advertência, multa e até interdição. Na constatação da existência do produto, a recomendação é imposição de auto de infração. A recomendação é que esse trabalho ocorra também aos finais de semana.

Ele também se direciona à área da educação, apontando que as secretarias devem desenvolver atividade de conscientização dos alunos sobre os efeitos nocivos do cigarro; e nos estabelecimentos de ensino deve haver fiscalização para identificar a posse, guarda, uso e manuseio de cigarro eletrônico (e-cigaretes, e-ciggy, ecigar ou denominações congêneres) nas escolas.

Nos casos de apreensão, a orientação do promotor é o encaminhamento para a Polícia Civil, para identificar quem comercializou o produto à criança e adolescente, o que é crime previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os pais também devem ser informados sobre os menores que forem encontrados com os cigarros e, havendo suspeita de negligência com eles, o fato deve ser comunicado ao Conselho Tutelar.

O promotor fixa  prazo de 30 (trinta) dias para que todos os envolvidos se manifestem sobre o cumprimento da recomendação. Embora esteja proibida pela Anvisa, a comercialização do cigarro eletrônico ocorre abertamente na internet.

Nos siga no Google Notícias