ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Quadrilha que mirava caminhonetes em pátios de prefeituras é presa

Polícia cumpriu mandados contra presos, que chefiavam grupo criminoso

Dayene Paz | 16/06/2022 13:50
Itens apreendidos com criminosos durante operação da polícia. (Foto: Divulgação)
Itens apreendidos com criminosos durante operação da polícia. (Foto: Divulgação)

Organização criminosa que furtava caminhonetes em Mato Grosso do Sul foi alvo da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) nesta semana. Os criminosos miravam os veículos em residências, mas os principais alvos eram os pátios de prefeituras. Depois, as caminhonetes eram revendidas no Paraguai. Os líderes da quadrilha já estão presos em Dourados e Jateí.

Conforme a Polícia Civil, ao longo da semana foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva dentro das penitenciárias em que os assaltantes já cumprem penas. Dois mandados foram cumpridos no dia 14, na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, em Campo Grande, e quatro mandados nesta quarta-feira (15), sendo três na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e um no Estabelecimento Penal Feminino de Jateí.

Investigações - As investigações começaram no início do ano, quando o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prendeu em flagrante quatro homens que roubaram uma caminhonete em Deodápolis. Eles foram abordados quando passavam pela cidade de Dourados, seguindo em direção ao país vizinho. No mesmo dia, após diligências, a polícia chegou a mais um envolvido no roubo.

Investigação apontou que eles faziam parte de uma organização criminosa voltada em roubar caminhonetes e caminhões dos pátios das prefeituras dos municípios de Mato Grosso do Sul. O grupo teria atuação em toda a região de Dourados e do Vale do Ivinhema, tendo como destino o Paraguai, lugar em que os veículos eram negociados, tudo sob o comando de dois internos da PED.

Os dois internos, que atualmente estão presos na Gameleira I, em Campo Grande, com extensas fichas criminais, coordenavam a ação dos assaltantes que estavam em liberdade, decidindo as residências que seriam assaltadas e provendo-os com dinheiro, via pix, para o transporte até o local dos crimes, para alimentação, aquisição de munições e armas de fogo que seriam utilizadas.

Com a estrutura fornecida pelos internos, os assaltantes tinham funções bem delineadas. Um ficava responsável por fotografar as residências e enviar as imagens para os presos da PED decidirem sobre o roubo e sobre como transportar os assaltantes que executariam até a casa das vítimas. Para isso, esse homem atuava como motorista de aplicativo, utilizando um veículo Citroën C3 de sua propriedade, o que facilitava sua atuação caso fosse abordado pela polícia, não levantando suspeitas. Ele ainda era o homem de confiança dos internos para receber dinheiro via pix, que promovia a ação criminosa.

Três homens, incluindo um adolescente, executavam os assaltos, ocasião em que rendiam e amarravam as vítimas em suas residências utilizando armas de fogo até o veículo roubado atravessar para o Paraguai. Por fim, uma mulher era encarregada de negociar o veículo no Paraguai, ela quem possuía os contatos dos receptadores no país vizinho, para depois repartir do dinheiro com os membros da organização criminosa.

De acordo com o Delegado responsável pelas investigações, Rafael de Souza Carvalho, notou-se durante as apurações que eles monitoraram diversos pátios de prefeituras do Estado visando furtar caminhões e caminhonetes que muitas vezes ficam sob pouca vigilância e com as chaves nas ignições. As investigações prosseguem visando determinar suas participações em outros roubos ocorridos no Estado.

“Diante das constatações, representamos junto ao Poder Judiciário da Comarca de Deodápolis/MS pela expedição de mandados de prisão preventiva em relação a seis membros desta organização criminosa, tendo o pedido sido deferido e cumprido nesta semana dentro das penitenciárias em que os assaltantes já cumprem penas”, explicou o delegado.

Nos siga no Google Notícias