A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/01/2016 14:10

Rio Taquari sobe 51 centímetros em 24 h e tem terceira maior cheia da história

Aline dos Santos
Em Coxim, cheia do rio Taquari desabrigou famílias. (Foto: Direto das Ruas)Em Coxim, cheia do rio Taquari desabrigou famílias. (Foto: Direto das Ruas)

Com elevação de 51 centímetros em 24 horas e em ascensão, a cheia do rio Taquari já é a terceira maior da história. De acordo com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que monitora quatro rios, o nível do Taquari às 9h30 deste sábado era de 5,21 metros.

O aviso de evento crítico alerta que a o cenário indica que “provavelmente será atingido nível que provocará significativo danos materiais e com risco à integridade humana”.

A maior cheia foi em fevereiro de 1977 (nível de 6,05 metros). O segundo maior registro foi em março de 2011 (6 metros). Até então, a terceira maior cheia havia sido registrada em 2009 (5,18 metros).

Ainda de acordo com o Imasul, às 7 horas de ontem o serviço de monitoramento apontava 4,67 metros. Neste sábado, no mesmo horário, a plataforma de coleta de dados em Coxim, a 260 km de Campo Grande, indicava nível de 5,18 metros. Ou seja, subida de 51 centímetros em 24 horas.

Segundo alerta da Defesa Civil, a situação deve piorar no domingo, pois a água das chuvas nos municípios em volta vão acumular no rio Coxim e Taquari. Até a manhã deste sábado, eram 10 famílias desabrigadas.

Coordenador da Defesa Civil de Coxim, Gilberto Portela afirma que muitos ribeirinhos resistem e não querem abandonar as casas. 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions