ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Se sair de casa, família de paciente com covid-19 será multada

A prefeitura de Chapadão do Sul deverá manter família sob monitoramento, com atendimento médico e criar rede de apoio

Por Aline dos Santos | 09/04/2020 09:57
Justiça de Chapadão do Sul impôs quarentena a família de cinco pessoas devido ao novo coronavírus.
Justiça de Chapadão do Sul impôs quarentena a família de cinco pessoas devido ao novo coronavírus.

A Justiça de Chapadão do Sul determinou que uma mesma família, que tem um integrante com teste positivo e demais com suspeita do novo coronavírus, cumpram isolamento para evitar a disseminação da doença. A multa mínima em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

Conforme a decisão do juiz Sílvio Prado, os familiares devem respeitar a notificação de isolamento e a quarentena exigidas para o tratamento da covid-19,  impondo isolamento ao membro da família que teve resultado positivo.

Os demais familiares deverão permanecer em quarentena, inclusive os assintomáticos, até que recebam o resultado negativo quanto à doença ou, em caso de confirmação, até sua cura e alta médica.

O juiz ainda ordenou que as pessoas  colaborem com as autoridades sanitárias do município, indicando nomes e dados de contato de seus empregadores, colegas de trabalho, colaboradores e de pessoas com quem tiveram contato nas últimas duas semanas.

Todos deverão ser monitorados imediatamente pela Vigilância Sanitária. Neste caso, a multa mínima em caso de descumprimento também é de R$ 10 mil.

A prefeitura de Chapadão do Sul deverá manter os familiares sob monitoramento, com  acompanhamento médico  e   criar uma rede de apoio, pois as pessoas não podem deixar a residência nem para se alimentar.  O município também deve informar a Justiça sobre o resultado dos testes para a covid-19.

O pedido para o isolamento foi feito pela promotora Fernanda Proença de Azambuja, que foi comunicada pela Vigilância Epidemiológica que cinco pessoas, sendo uma com teste positivo e as demais com sintomas, estavam desrespeitando as regras de isolamento domiciliar.

Chapadão do Sul tem dois casos confirmados de covid-19: um homem de 21 anos que esteve em São Paulo e um homem de 46 anos que teve contato com caso confirmado.