ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Sem dinheiro para comprar alimentos, HU suspende internações e cirurgias

Hospital Universitário de Dourados não recebe repasses do Estado e do município desde janeiro e acumulado chega a R$ 2,2 milhões

Helio de Freitas, de Dourados | 08/06/2017 10:54
HU de Dourados alega não ter dinheiro para comprar alimento servido a pacientes (Foto: Arquivo)
HU de Dourados alega não ter dinheiro para comprar alimento servido a pacientes (Foto: Arquivo)

Em crise devido ao atraso de cinco meses nos repasses feitos pelo governo do Estado e pelo município, o HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, anunciou hoje (8) que vai suspender internações de adultos. Sem dinheiro até para comprar alimentos servidos aos pacientes, o hospital também vai suspender, na segunda-feira (12), as cirurgias eletivas.

Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o hospital, que é ligado à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e filial da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), informou que a partir desta quinta vai restringir as internações por desabastecimento de insumos e gêneros alimentícios.

“A decisão foi tomada em virtude da grave crise financeira que o HU-UFGD enfrenta, devido à falta de repasse, desde janeiro de 2017, das parcelas estadual e municipal do contrato do hospital com o SUS, totalizando o montante de R$ 2,2 milhões”, diz a nota.

O hospital informou que tem adotado medidas para contingenciar os gastos e manter a oferta de todos os serviços, “mas a situação tornou-se insustentável com o desabastecimento de gêneros alimentícios”.

Cirurgias eletivas serão suspensas na segunda-feira (Foto: Divulgação)
Cirurgias eletivas serão suspensas na segunda-feira (Foto: Divulgação)

Sem carne – Conforme a assessoria do HU, por falta de dinheiro a dieta dos pacientes teve que ser alterada e não estão mais sendo servidos carne e derivados nas refeições dos acompanhantes.

“Pela necessidade de manter a oferta dos serviços essenciais, como os da linha materno-infantil, para os quais o HU-UFGD é a única referência regional, a gestão do hospital decidiu não mais internar pacientes adultos clínicos que requerem dieta oral e, a partir de segunda-feira, dia 12 de junho de 2017, suspenderá as cirurgias eletivas”, informa o HU.

Segundo o hospital, a suspensão das cirurgias eletivas é para priorizar o pleno funcionamento dos serviços do centro obstétrico, que inclui a maternidade.

A restrição das internações e a suspensão das cirurgias eletivas já foram informadas ao MPE (Ministério Público Estadual MPE), ao MPF (Ministério Público Federal), à Secretaria de Saúde de Dourados e ao CRM (Conselho Regional de Medicina).

“A gestão do HU-UFGD esclarece ainda que, tão logo haja o repasse dos valores em atraso, o pagamento aos fornecedores e a consequente retomada do fornecimento dos insumos, retornará à normalidade da oferta dos serviços”, informa o hospital.

O Campo Grande News procurou as assessorias das secretarias estadual e municipal de Saúde, mas os órgãos ainda não se manifestaram sobre a decisão do HU.

Nos siga no Google Notícias