ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Sem regulamentação, até Uber clandestino disputa passageiros

Donos de carros estão distribuindo cartão com nome da Uber e telefone para contato com passageiros sem passar pelo aplicativo

Helio de Freitas, de Dourados | 24/08/2017 11:51
Cartões com nome da Uber e telefones de contato estão sendo distribuídos em Dourados (Foto: Direto das Ruas)
Cartões com nome da Uber e telefones de contato estão sendo distribuídos em Dourados (Foto: Direto das Ruas)

Motoristas clandestinos começaram a usar o nome da Uber para ganhar dinheiro em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul o sistema de transporte de pessoas controlado por aplicativo e concorrente direto do táxi tradicional funciona desde julho deste ano.

Taxistas douradenses denunciam que donos de carros particulares mandaram confeccionar cartões com números de telefone e estão usando o nome da Uber para atrair passageiros. O contato é feito diretamente pelo celular, sem passar pelo controle do aplicativo, como acontece com os motoristas cadastrados pela Uber.

“Eles estão usando o nome da Uber e trabalhando na clandestinidade. Alguns mandaram fazer cartão de ‘Uber Universitário’, só que usa o número de celular para contato com os passageiros em vez do aplicativo”, reclama o presidente do Sindicato dos Taxistas de Dourados, Rosinaldo Rodrigues dos Santos.

Segundo ele, o caso já foi denunciado à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). “Além do Uber clandestino, ainda têm os mototaxistas que usam essa prática, de oferecer o transporte de passageiros em carros. Eles são legalizados para trabalhar com mototáxi e não como táxi. Muitos mototaxistas não aceitam o que alguns fazem”.

Cartão distribuído por motoristas clandestinos (Foto: Direto das Ruas)
Cartão distribuído por motoristas clandestinos (Foto: Direto das Ruas)

Parado na Câmara – A regulamentação do serviço de carona paga em Dourados está parada na Câmara de Vereadores. Em fevereiro deste ano, o Legislativo chegou a proibir a instalação da Uber e de serviços semelhantes.

A presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), promulgou uma lei aprovada em dezembro de 2015, proibindo o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas.

Na época, a vereadora alegou que apenas cumpriu seu dever como presidente, mas se declarou favorável ao novo sistema. No final de maio deste ano, o Tribunal de Justiça derrubou a lei aprovada pela Câmara, a pedido do Ministério Público.

Daniela Hall chegou a anunciar que apresentaria em junho uma proposta para regulamentar o sistema, mas por orientação da assessoria jurídica o projeto não foi protocolado.

Nesta quinta-feira (23), a presidente da Câmara informou que vai aguardar o julgamento final da ação no Tribunal de Justiça sobre a lei que proíbe o sistema de aplicativos para depois protocolar o projeto. De acordo com a assessoria de Daniela Hall, a decisão do TJ contra a lei promulgada em fevereiro é provisória, já que ainda falta julgar o mérito da ação.

O diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio, foi procurado para falar sobre a denúncia dos taxistas, mas não se manifestou.

Nos siga no Google Notícias