ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Situação é mais calma, mas Tropa de Choque passa noite em área de conflito

Helio de Freitas, de Dourados | 02/08/2017 17:09
Homens da tropa de choque em frente à fazenda Santa Maria, em Caarapó (Foto: Divulgação)
Homens da tropa de choque em frente à fazenda Santa Maria, em Caarapó (Foto: Divulgação)

A tropa de choque da Polícia Militar vai passar a noite na área de conflito entre índios e fazendeiros no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande. Pelo menos 80 homens chegaram ao local na manhã de hoje (2) à fazenda Santa Maria, onde havia risco de confronto, nos arredores da aldeia Tey Kuê.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, disse ao Campo Grande News que as negociações com os índios continuam, para evitar confrontos. “Eles irão pernoitar na região, se necessário nas fazendas ou em qualquer local com possibilidade de ocorrência de crime”.

No domingo (30), um grupo de índios tentou invadir a fazenda de dois mil hectares, localizada na margem da MS-280, na saída para Laguna Carapã. Com a chegada de homens da Força Nacional, eles recuaram.

Na segunda-feira houve novo princípio de confronto e os índios deram prazo de 48 horas para os funcionários deixarem a fazenda e prometeram que ao meio-dia desta quarta-feira ocupariam a propriedade. Entretanto, a presença da tropa de choque, como mostra vídeo abaixo, inibiu a tentativa de invasão.

Desde junho do ano passado, quando houve confronto entre índios e fazendeiros com a morte de um agente de saúde indígena e seis feridos a tiros na fazenda Yvu, 17 propriedades já foram invadidas em Caarapó, segundo o presidente do Sindicato Rural, Antonio Maran.

José Carlos Barbosa justificou a presença da tropa de choque na região, mesmo sem ordem judicial. “Estão lá para evitar a prática de crimes. Tomamos a decisão de mandar a tropa de choque após informações repassadas pela Polícia Militar e pela Força Nacional sobre o quadro de tensão no local”.

Nos siga no Google Notícias