ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Tensão se instala em áreas invadidas e fazendeiros temem violência

Lidiane Kober | 09/10/2013 17:14

Com duas invasões de propriedades rurais em uma semana e ameaça de novas ações, o clima de tensão se instalou na região de Miranda e fazendeiros cogitam “usar de violência” para resolver o conflito por terras no município.

“O clima está tenso na cidade e fazendeiros não descartam usar de violência para acabar com o problema”, contou o presidente do Sindicato Rural de Miranda, Adalton Rodrigues de Oliveira. “Qualquer hora, pode acontecer uma tragédia”, alertou.

Segundo ele, a indignação é resultado do cansaço da espera por uma solução. “Ninguém mais acredita na Justiça e as autoridades já deram provas que não querem resolver o problema”, desabafou.

Na madrugada nesta quarta-feira (9), cerca de 300 índios da etnia terena, da aldeia Moreira, invadiram a Chácara Trator Mil de 11 hectares, a cerca de 1,5 quilômetro da cidade. O grupo exige a conclusão das demarcações de terra na região.

“A chácara é de propriedade de Ernesto Milani, um homem simples e tranquilo de 83 anos”, relatou o presidente do sindicato. Segundo ele, após uma negociação, os índios liberaram o único funcionário da chácara. “Eles estão usando óleo diesel de lá e o dono não sabe o que fazer”, completou.

Na semana passada, ainda de acordo com Oliveira, uma fazenda do filho do ex-governador Pedro Pedrossian também foi invadida. Hoje, os indígenas ameaçaram ocupar outras áreas. “Se não for definida logo a demarcação, nós vamos ocupar outras áreas”, avisou o índio Paulino Terena.

Nos siga no Google Notícias