ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Velório de índio morto em confronto pode ser suspenso para nova autópsia

Aline dos Santos e Viviane Oliveira, de Sidrolândia | 31/05/2013 11:07
Velório acontece na aldeia Córrego do Meio. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Velório acontece na aldeia Córrego do Meio. (Foto: Vanderlei Aparecido)

O velório do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, - morto ontem em confronto na reintegração de posse da fazenda Buriti - pode ser suspenso para uma nova autópsia. De acordo com o irmão da vítima, Jabes Gabriel, de 41 anos, a família aguarda uma ligação do procurador Emerson Kalif Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal).

O novo procedimento será para definir o calibre do projétil que atingiu Oziel. Caso a autópsia não seja realizada , o sepultamento acontecerá às 15h, na aldeia Córrego do Meio, a 25 quilômetros da cidade de Sidrolândia. Ontem , o corpo seguiu do hospital beneficente Elmíria Silvério Barbosa direto para a Pax Bom Jesus, sem passar pelo IML (Instituto Médico Legal).

A plantonista do IML não estava na cidade e viajou com a chave do local. Então, dois médicos-legistas foram a Pax Bom Jesus. O laudo assinado pelo médico-legista Walney W. Pereira aponta que o óbito foi por choque hipovolêmico decorrente de ferimento por arma de fogo. Conforme o laudo do legista, ele foi atingido por um tiro no abdômen, a bala passou pelo fígado e o projétil saiu pelas costas.

A ação na fazenda Buriti durou nove horas, das 6h às 15h. A reintegração de posse, determinada pela Justiça Federal, foi cumprida pela PF (Polícia Federal), com apoio da PM (Polícia Militar). O imóvel rural pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha. Os terenas atearam fogo a ponte e casas na fazenda Buriti.

A PF apreendeu armas artesanais, facões e duas espingardas. A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida e no dia 18 a decisão acabou suspensa até quarta-feira, quando foi realizada audiência na Justiça Federal. Na manhã desta sexta-feira, eles retomaram a invasão na fazenda Buriti.

Nos siga no Google Notícias