ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Invasão ao prédio da Funai vira rotina em Campo Grande

Redação | 18/05/2009 10:15

Parece até notícia repetida, mas o prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande foi novamente invadido, nesta segunda-feira, por um grupo de índios da etnia terena, da aldeia Buriti. Com medo de sofrer novas agressões, os funcionários abandonaram o prédio.

Foi a segunda invasão somente neste mês (em abril também houve ocupação do prédio). As invasões têm como pano de fundo a escolha de um novo dirigente para o órgão. A fundação está sem titular desde a demissão do antigo administrador, Jorge Antônio das Neves.

"Nós saímos (do prédio) para evitar que fossemos agredidos de novo. Pudemos sair antes de eles chegarem porque na sexta-feira vieram, mas resolveram não invadir. Escutamos eles falando que voltariam hoje e tomamos as precauções", afirmou o chefe do serviço de administração da Funai, Wanderley Galeano Vicente.

Trabalham no prédio da Funai de Campo Grande cerca de 40 funcionários, alguns deles terceirizados. Vários estão na calçada, esperando a desocupação. Alguns deles foram agredidos na invasão anterior, mas evitam falar com a imprensa com medo de retaliação.

Até o ex-presidente da Fundação Estadual de Cultura, Pedro Ortale, chegou a ser vítima do grupo. Os índios ficaram revoltados com a informação de que ele seria nomeado para comandar o órgão na região de Campo Grande.

O grupo Terena não quis falar com o Campo Grande News. Os índios disseram somente que não permitiriam que fossem feitas fotos deles. As fotografias foram feitas sem que eles percebessem.

Nos siga no Google Notícias