ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Júri do Caso Veron tem amanhã dia decisivo em São Paulo

Marta Ferreira | 24/02/2011 18:09

Terminou por volta das 17h, em São Paulo, o interrogatório dos acusados da morte do líder guarani-caiuá Marcos Veron, no quarto dia do julgamento, que ocorre 8 anos após a morte do índio Amanhã é o dia decisivo, quando haverão os debates entre a acusação e a defesa e conselho de sentença vai decidir se vão ser condenados os réus, três seguranças da fazenda Brasília do Sul, em Juti, onde Veron foi morto.

O júri será retomado às 8h, com previsão de término ainda nesta sexta-feira.

O julgamento, considerado histórico, está sendo realizado em São Paulo a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que solicitou a transferência de Dourados para a capital paulista dada a polêmica provocada pelo tema na região. Fotos de Veron podem ser vistas na sala onde ocorre o julgamento, acompanhado por entidades que defenem a causa indígena.

O Sul do Estado, onde as mortes ocorreram, concentra as maiores disputas de terras entre fazendeiros e indígenas de Mato Grosso do Sul e foi em uma delas que Veron foi morto.

O júri começou no dia 21. Desde então, foram ouvidos o depoimento de sete índios vítimas do ataque que resultou na morte de Veron, entre eles 4 filhos do cacique.

Foram ouvidas ainda cinco testemunhas de acusação, três delas indígenas, duas testemunhas de defesa e uma testemunha determinada pela juíza.

Hoje, os réus Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde, prestaram depoimento. Eles são acusados de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e meio cruel, tortura, seis tentativas qualificadas de homicídio, seis crimes de sequestro, fraude processual e formação de quadrilha.

A acusação querr pena máxima, o que pode resultar em mais de 30 anos de prisão. O julgamento é presidido pela juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal.

Os crimes- Conforme a denúncia, os índios foram atacados na madrugada do dia 13 de janeiro de 2003, sequestrados, amarrados na carroceria de uma caminhonete e levados para local distante da fazenda, onde passaram por sessão de tortura.

Um dos filhos de Veron quase foi queimado vivo. A filha, grávida de sete meses, foi espancada, segundo a denúncia. Marcos Verón foi agredido com socos, pontapés e coronhadas de espingarda na cabeça. Ele morreu por traumatismo craniano.

A tese dos acusados apresentada durante o júri é de houve um confronto entre os próprios indígenas e que eles teriam matado Veron, que não seria indígena e sim paraguaio.

Nos siga no Google Notícias