ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Julgamento sobre poderes do CNJ não será antes de 15 dias

Paulo Fernandes | 04/10/2011 19:53

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, optou por não trazer para o plenário nesta semana a discussão sobre limitar as atribuições do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Na prática, a decisão sobre o poder do Conselho de punir juízes não deverá ocorrer nos próximos 15 dias.

Segundo Peluso, o adiamento acontece pelo fato de o ministro Gilmar Mendes estar viajando. O retorno dele está previsto para sexta-feira (7). Na próxima quarta-feira, o caso também não entrará em pauta porque é o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Conforme o site Última Instância, além de Mendes, a Corte tem mais dois desfalques. A vaga aberta com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie ainda não foi ocupada, e o ministro Joaquim Barbosa está de licença médica.

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi ajuizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), contestando a resolução do CNJ sobre o papel do órgão na apuração de condutas supostamente ilegais de juízes.

O julgamento gerou uma troca de farpas entre as entidades. Uma das declarações mais fortes e polêmicas partiu da corregedora-geral da Justiça, ministra Eliana Calmon, de que a limitação do poder correicional do CNJ abriria mais espaço para os “bandidos escondidos atrás da toga”.

Nos siga no Google Notícias