A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

02/06/2009 18:55

Justiça garante nomeação de mulher em concurso público

Redação

Em 2003, a prefeitura de Nova Andradina realizou um concurso público para o provimento de cargos de professor do ensino fundamental. Foram convocados 105 candidatos.

Como o concurso tinha validade de dois anos, a candidata que ficou em 106º estava tranqüila, pois esperava ser chamada. O problema é que a prefeitura decidiu realizar novo concurso, para as mesmas áreas, no período de vigência do concurso anterior.

Por esse motivo a mulher ingressou então com mandado de segurança com pedido de liminar e teve o seu pedido deferido em primeiro grau. O então prefeito da cidade, Roberto Hashioka, ingressou então com apelação sob alegação de que o segundo concurso era específico para professores ministrarem aulas no Distrito de Casa Verde e na Gleba do Angico.

Em relação à preliminar de intempestividade, o desembargador Ildeu de Souza Campos, relator do processo, entendeu que o ato administrativo que determina a abertura de um novo concurso público na vigência do primeiro, prevendo vaga para o mesmo cargo, unicamente, não retira do candidato aprovado no primeiro certame a possibilidade de ainda ser chamado, mas sim a convocação dos aprovados no segundo concurso em preterição aos do primeiro.

No entendimento do relator, a prefeitura de Nova Andradina feriu o direito constitucional de a aprovada ser convocada e nomeada ao abrir novo concurso para o mesmo cargo. Por unanimidade e com o parecer, a 3ª Turma Cível rejeitou a preliminar e, no mérito, negou provimento ao recurso do prefeito, sob pena de prisão em caso de não-cumprimento da ordem expedida.

UFMS abre prazo para renovação dos auxílios estudantis nesta segunda
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre nesta segunda-feira (17) o prazo para renovação dos auxílios estudantis, como creche, moradi...
Ministério da Saúde faz alerta para vacinação em período de férias
Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudáv...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions