ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Justiça ouve policial que prendeu acusados da morte de vereador de Alcinópolis

Michel Faustino | 28/08/2014 18:50

O policial civil Adilson Rodrigues da Costa, arrolado como testemunha de acusação no caso do assassinato do vereador e presidente da Câmara de Alcinópolis, Carlos Antônio Carneiro, ocorrido no dia 26 de outubro de 2010, em Campo Grande, prestou depoimento à Justiça na tarde de hoje (28). Adilson foi responsável pela prisão em flagrante de Irineu Maciel condenado em 2012 a 19 anos de prisão pelo crime. Irineu foi levado ao local do crime na garupa da moto de Aparecido Souza Fernandes, de 35 anos.

Em pouco menos de 30 minutos, o policial descreveu momentos que antecederam o crime, até a captura de Irineu e Aparecido Souza. Segundo Adilson, ele seguia na avenida Afonso Pena quando ouviu três disparos de arma de fogo. “Eu estava na rua e ouvi os tiros. Quando olhei o Irineu estava subindo na moto e a vitima caída no chão”, lembrou.]

O policial que estava na direção de um automóvel, juntamente com outro policial, começou a perseguir a dupla que empreendeu fuga por diversas ruas da região central da Capital. “Nós vimos que era eles, e então fomos atrás. Perseguimos eles por diversas ruas até pegá-los”, disse. Segundo ele, a dupla foi rendida próximo a avenida Bandeirantes.

No momento em que foram rendidos, o policial lembra que questionou Irineu sobre o motivo do crime. “Qual foi a fita lá”, questionou. Segundo ele, o autor dos disparos que vitimaram o vereador alegou que tratava-se de crime de pistolagem e que o mandante teria pago R$20 mil pelo crime. Indagado sobre quem seria o mandante, Irineu se recusou a responder. A arma do crime, um revolver calibre 38, foi encontrada a poucos metros dali, com três cartuchos deflagrados.

De acordo com o juiz da 2ª vara do Tribunal do júri, Aluízio Pereira dos Santos, o policial foi a última testemunha do caso a ser ouvida em Campo Grande. Segundo ele, 10 testemunhas de acusação e seis de defesa ainda serão ouvidas por meio de precatórias. As testemunhas são dos municípios de Cóxim e Alcinópolis.

O juiz diz que todo esse processo deve acontecer em até 45 dias, e o caso deve retornar para a 2ª vara do Tribunal do júri, em Campo Grande, onde o ex-prefeito de Alcinópolis, Manoel Nunes da Silva, acusado de ser o mandante do crime, prestará depoimento.

Envolvimento - Dez meses após o atentado que matou o então presidente da Câmara dos Vereadores de Alcinópolis, Carlos Antônio Carneiro Costa , a polícia prendeu o ex-prefeito da cidade,  acusado de ser o mandante do crime, três vereadores, um comerciante e uma sexta pessoa que também teria envolvimento.

No início das investigações, a polícia anunciou que o vereador morto teria ameaçado denunciar um esquema de superfaturamento na construção de uma estrada nos arredores de Alcinópolis.

O prefeito detido, Manoel Nunes, e o presidente da Câmara, Valter Roniz integram o PR. Também foram detidos o vice-presidente da Câmara, Valdeci Lima (PSDB), e o primeiro secretário, Ênio Queiroz (PR).

O crime - Carneiro Costa foi morto em 26 de outubro do ano passado em frente a um hotel localizado na avenida Afonso Pena. Ele foi atraído para a emboscada por um pistoleiro detido logo após o crime.

Por telefone, Costa teria marcado um encontro na hora do almoço. Ele chegou ao hotel, perguntou pela pessoa que o aguardava, mas ninguém soube informá-lo quem seria.

Ao deixar o local, um dos pistoleiros se aproximou e o matou a tiros. O pistoleiro tentou escapar com um comparsa, de motocicleta, mas um carro da Polícia Civil que passava no local agiu rápido e deteve os pistoleiros.

Dentro da caminhonete do prefeito havia uma pasta com documentos, apreendida pela polícia, cujo conteúdo tem sido mantido em sigilo.

O vice-prefeito de Alcinópolis, Alcino Carneiro (PDT), fundador da cidade, é pai do vereador morto. Desde a morte do filho ele denuncia pela imprensa que o mandante do crime seria prefeito.

Nos siga no Google Notícias