ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Líderes pressionam Funai por nomeação de coordenador

Redação | 28/06/2010 10:20

Cerca de 30 lideranças indígenas estão reunidas neste momento na sede da Funai na tentativa de resolver o impasse sobre a indicação do novo coordenador regional do órgão.

Caciques e lideranças de aldeias de várias regiões do Estado pressionam pela indicação de Edson Fagundes, da aldeia Cachoeirinha, de Miranda, que seria do grupo político do senador Delcídio do Amaral (PT).

O atual coordenador, Joãozinho da Silva, está atuando de forma interina há vários meses.

Segundo o cacique Valcélio Figueira, de Sidrolândia, a legislação eleitoral impede que o novo coordenador seja indicado depois do dia 29. Por isso a pressa das lideranças indígenas em definir a questão.

Chefe do serviço de assistência da Funai em MS, Danilo de Oliveira está neste momento conversando com os indígenas e explicando que o prazo não vence no dia 29.

De acordo com ele, apenas 11 dos 39 caciques do Estado estão na reunião desta manhã e não poderão decidir sozinhos o futuro da coordenação regional.

Segundo Danilo, o coordenador interino, Joãozinho da Silva, ficou de acertar com o presidente nacional da Funai, Márcio Meira, a nomeação do novo diretor regional.

Os caciques temem que a data vença de fato no dia 29 e que o coordenador interino esteja tentando ganhar tempo para continuar no posto.

Na última quinta-feira, 12 caciques se reuniram na sede da Funai, cobrando a mesma solução.

Hoje, eles pretendem elaborar um documento com a solicitação de nomeação de Edson Fagundes e encaminhar à direção nacional da Funai.

Nos siga no Google Notícias