ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Marco legal da primeira infância amplia proteção para crianças até seis anos

Principal medida é o aumento da licença-paternidade para 20 dias

Fernanda Yafusso | 09/03/2016 16:10

Sancionada nesta terça-feira (8) pela presidenta Dilma Rousseff, a nova legislação que apresenta um conjunto de políticas que beneficiarão mais de 20 milhões de crianças com até seis anos de idade, no país. Uma das principais mudanças é o aumento da licença-paternidade de cinco para 20 dias.

A medida vale, apenas para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

O Marco Legal da Primeira Infância tem como objetivo ampliar a proteção aos direitos de crianças garantindo a participação do pai nos primeiros momentos de vida dos filhos.

Além disso, reconhece que a presença paterna é um direito da criança, possibilitando assim uma melhor divisão entre homens e mulheres nas tarefes de cuidado com as crianças. Outro avanço é a inclusão dos direitos da gestante no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em relação ao pré-natal, parto normal, atendimento pós-parto e incentivo à amamentação.

A legislação leva em conta também, que esta é uma faixa etária fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas e que exige uma qualificação específica para o serviço prestado pela rede de atendimento e proteção à infância.

Nos siga no Google Notícias