ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mato Grosso do Sul é o oitavo melhor na qualidade de serviços do SUS

Wendell Reis | 01/03/2012 14:34

Estado conseguiu avaliação 5,64 em uma escala de 0 a 10

Avaliação de Mato Grosso do Sul foi superior a média nacional(Foto: João Garrigó)
Avaliação de Mato Grosso do Sul foi superior a média nacional(Foto: João Garrigó)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (1º) uma pesquisa para medir o índice de desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde). O estudo, chamado de Idsus ( Índice de Desempenho do SUS) revelou que o Mato Grosso do Sul tem a oitava melhor avaliação do País com relação a qualidade de serviços do SUS.

A pesquisa avalia o atendimento em todos os estados, de acordo com uma escala de 0 a 10. Nesta avaliação, o Mato Grosso do Sul conquistou 5,64 pontos. A média do Estado ficou acima da média nacional, que teve avaliação de 5,47.

Entre os 24 indicadores utilizados na pesquisa estão a quantidade de exame preventivo de câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, cura de casos de tuberculose e hanseníase, número de mortes de crianças em unidade de terapia intensiva e número de transplantes de órgãos. Os pesquisadores levaram em conta a estrutura disponível e a condição econômica dos municípios.

O estudo inicial revelou que o brasileiro ainda enfrenta muita dificuldade para conseguir uma consulta ou exame na rede pública, prejudicando a média nacional. Já no quesito qualidade, o problema maior foi no atendimento hospitalar, que segundo o estudo, está inferior ao dos postos de saúde.

O Idsus será calculado a cada três anos. O estado melhor qualificado foi Santa Catarina, com média 6,29, seguido pelo Paraná, 6,23 e Rio Grande do Sul, 5,9.

Nos siga no Google Notícias