A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/05/2013 17:48

Ministro anuncia força-tarefa para investigar tratamento do câncer

Nícholas Vasconcelos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vem a Campo Grande nesta segunda-feira (6) para a criação de uma força-tarefa para investigar as irregularidades no tratamento de câncer no Hospital do Câncer Alfredo Abraão e no HU (Hospital Universitário) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o Ministério, o objetivo das investigações é garantir a segurança dos pacientes e combater o desperdício de recursos públicos mostrados pela reportagem do Fantástico, da TV Globo. A visita de Padilha começa hoje pelo Núcleo do Ministério e amanhã ele concede entrevista coletiva às 8h, no Hospital do Câncer.

A reportagem mostrou as denúncias da operação Sangue Frio, da PF (Polícia Federal) e CGU (Controladoria-Geral da União), deflagrada em março deste ano. Conforme as investigações, o serviço de radioterapia do HU foi desmontado propositalmente pelo ex-diretor José Carlos Dorsa para beneficiar o Hospital do Câncer e clínicas particulares do médico Adalberto Siufi, então diretor-geral da unidade e ex-diretor do setor de oncologia do hospital da UFMS.

Já no Hospital do Câncer era cobrado pelo tratamento de pacientes que já estavam mortos. A auditoria da CGU mostrou que de R$ 25 milhões em contratos na unidade, R$ 11 milhões foram direcionadas a empresas da família dos diretores do hospital.

Conforme o Ministério da Saúde, desde 2010 as duas unidades são monitoradas por suspeita de fraudes e as informações foram repassadas pelo Denasus (Departamento de Audiotira do Sistema Único de Saúde) para que a operação fosse realizada.

No Hospital Universitário, são investigadas fraudes em licitações, corrupção passiva, desvio de dinheiro público e superfaturamento em obras.

O MPE (Ministério Público Estadual) também investiga a situação do Hospital do Câncer e uma semana antes da operação Sangue Frio havia pedido o afastamento da diretoria da unidade. Empresas ligadas aos diretores prestavam serviço para o hospital, o que foi questionado pelo MP.

O contrato com a Saffar & Siufi Ltda (nome oficial da Neorad), que assinado em 2004, foi rescindido em agosto do ano passado. Contudo, em março de 2013, o Ministério Público recebeu a informação de que a sucessora no contrato foi a Siufi & Saffar Ltda. Apesar dos nomes invertidos, as empresas têm o mesmo quadro societário. Além de Adalberto, a Siufi & Saffar pertence a Issamir Farias Saffar.



O fantatisco denuncio as barbaridade que acontece no HU Entre os investigados, os médicos José Carlos Dorsa Vieira Pontes i. Dorsa era diretor do Hospital Universitário, isso é so o que vcs.estão vendo eles fizeram foi muita babar idade eles fizeram com as crianças que estão no nel natal do hospital HU.esta na hora dele pagar pelos erros que ele cometeu,minha sobrinha passou dez mês internada na unidade do hospital HU.eles fizeram barbaridade com ela até vir a falecer ele,foi comprovado um erro medico mais ñ foi feito nada na audiência o medico mauro natel que fez os últimos procedimentos negou que não era um erro medico,mas na época ele falou que era sim,mas au meritíssimo ele negou não deve coragem de olhar na nossa cara,por que na época ele afirmou que erra erro medico, e agora e so um procedimento normal, temos que ficar calado,audiência foi humilhante p/minha Irma ela ficou muito mal vcs. Não sabe como dói ver esses monstros acabar com sonhos de família,como eles acabaram, por favor faça com que eles pague por mas esse crime e outros que si vcs.quiseram saber revire todo aquele hospital que vcs.vão ver quantas família destruída, estou adispociçao para reviver todos os momentos que passamos na que le hospital, temos ciência do que estamos falando por favor nos escute por favor autoridades,faça alguma coisa pelas mães que perderão seus anjos,entendes queridos por todos.si tiver alguma família que passou por isso essa é hora de, nós denunciarmos.vamos minha gente eles não sabe á dor que nós passamos,Urgente
 
margarida merdeiros em 06/05/2013 21:06:11
Pessoas, enquanto tem um CIDADÃO construindo um hospital, gastando o seu dinheiro ganhado com vosso trabalho (olha só o sobre nome do cara), enquanto alguns estão sucumbindo o patrimônio Público, e tem parente também na política cuidado!!!
 
Valter Vieira Alves em 06/05/2013 21:04:23
O cara que deveria fazer valer o direito do povo à saúde pública,estava tentando barrar à fiscalização? Isso é o cúmulo. O período em que tivemos um médico Prefeito e outro Governador, parece ter sido o pior para o povão.
 
Valter Oliveira em 06/05/2013 20:42:41
A corrupção é o maior câncer deste país!
 
Paulo Botelho Pinto em 06/05/2013 20:34:47
Tem que bloquear os bens desse povo que administrava o HC de mamando a caducando. E xilindró neles, povo safado.
 
José Saldanha em 06/05/2013 20:24:22
Ministro anuncia força-tarefa para investigar tratamento do câncer

Nícholas Vasconcelos
Deixem de ser medíocres e facciosos e coloquem a chamada correta. Não virá ninguém investigar "tratamento do câncer", mas sim desvios de verbas. Quem vocês querem acobertar, seus sem-vergonhas? Imprensa marrom.
 
Paulo Renato Haubert em 06/05/2013 20:19:09
Graças a Deus eu fui pela minha cabeça e não levei meu pai para Hospital do câncer, agora essa siufada junto com seu bando tem que ir pra cadeia e no presidio federal.
 
André Luiz em 06/05/2013 20:02:52
ESTAMOS MESMO DESAMPARADOS! O C.R.M. NAO FISCALIZA OS MEDICOS, PQ AGEM COM PROTECIONISMO DA CLASSE DITA INVIOLADA. SAO MEDICOS, ATENDEM COM INDIFERENÇA OS PACIENTES QDO MARCAM HORA, E NAO CHEGAM NA HORA. MAS SE ATRASAMOS, TEMOS QUE CHEGAR NOS DESCULPANDO, ISSO QDO NAO PERDEMOS A CONSULTA. AGORA, COM ESSE ESCANDALO DE CORRUPÇÃO E DESCASO COM A POPULAÇÃO E DINHEIRO PUBLICO, TEM QUE MAIS UMA VEZ SER NOTICIA NACIONAL PARA ALGO SER FEITO. OU COMEÇAR A FAZER. É MESMO UMA VERGONHA ESSE CRM QUE SÓ SOB PRESSAO É OBRIGADO A AGIR. PUNIR, JÁ OUTRA QUESTAO. FIQUEMOS DE OLHO E PRESSIONANDO PARA SERMOS RESPEITADOS.
 
LUCIANO MARQUES em 06/05/2013 19:09:02
XXXIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, Colocaram Politicos pra fiscalizar.

Lascou.

Promotores e PF liguem as escutas, tá chegando mais Politicos no caso.
 
Antonio Marques Lucas em 06/05/2013 18:13:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions