ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Moema, o bairro que não pode faltar no seu roteiro paulistano. Agora com metrô

Paulo Souza, do site Lugares por onde ando | 13/04/2018 08:22

Linha 5-Lilás com duas estações, a Eucaliptos e a Moema, ambas na Avenida Ibirapuera, interligando o monotrilho e as linhas Azul e Verde do Metrô. Esta é a novidade deste mês de abril de 2018 no bairro de Moema, uma das regiões mais charmosas e aconchegantes de São Paulo.

A novidade chegou com atraso de pelo menos quatro anos, e ainda sem estar completamente pronto, mas já insere o bairro de Moema no sistema de transporte metroviário de São Paulo, um sonho desde a década de 1980 que começou a ser realizado com a inauguração do primeiro trecho, até a estação Largo 13, em 2002, e deveria ter a linha inteira pronta até 2014.

A estação Eucaliptos fica em frente ao Shopping Ibirapuera pela Avenida Ibirapuera
A estação Eucaliptos fica em frente ao Shopping Ibirapuera pela Avenida Ibirapuera

“A promessa era inaugurar o metrô de Moema antes da Copa, só não falaram qual Copa. Então acho que a obra está adiantada porque está sendo inaugurada antes da Copa, só que da Rússia”, disse o taxista Valtair Araújo Vieira, ao ironizar as autoridades governamentais sobre as obras de mobilidade urbana prometidas para a Copa de 2014, realizada no Brasil.

Por enquanto, a Linha 5-Lilás funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Pelo cronograma, gradativamente o funcionamento será ampliado até que a linha passe a operar todos os dias das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em todo o resto da rede metroviária paulistana.

A estação Moema fica na Praça Nossa Senhora Aparecida, também na Avenida Ibirapuera
A estação Moema fica na Praça Nossa Senhora Aparecida, também na Avenida Ibirapuera

Conheça Moema – Localizado na zona sul da capital paulista, ao lado do Aeroporto de Congonhas, e vizinho do Parque Ibirapuera, um dos maiores parques urbanos do mundo com 158 hectares de área verde, o bairro de Moema é avaliado como um lugar de qualidade de vida de nível elevado.

Em 2016, Moema foi escolhida como o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo por uma pesquisa que avaliou 95 distritos da cidade. “O bairro é bastante policiado e quase não temos violência. Tenho orgulho de dizer que a gente se sente vivendo em um país desenvolvido, nem parece que estamos no Brasil”, declarou Jorge Henrique Mesquita, de 58 anos.

“Vivo aqui desde quando ainda era Indianópolis”, ressaltou Jorge Henrique, referindo-se à mudança de nome de Indianópolis para Moema em 1987 por decisão do então prefeito Jânio Quadros, atendendo a um abaixo-assinado dos moradores que não viam com simpatia o nome anterior.

Com uma população formada pelas classes media alta e alta, algumas das ruas do bairro são as mais caras de São Paulo para se morar. Conforme pesquisa do Secovi (Sindicato da Habitação), Moema possui o aluguel mais caro da cidade. Classificado como “Zona de Valor A” pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o bairro é subdividido por ruas com nomes de pássaros e ruas com nomes indígenas.

Entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera, na parte mais próxima do Parque do Ibirapuera, ficam as ruas com nomes de pássaros, como Canário, Jacutinga, Inhambu, Gaivota, Pavão, Rouxinol, e tantos outros. Na região do Shopping Ibirapuera, um dos símbolos do bairro, as ruas possuem nomes indígenas, como Jurucê, Maracatins, Nhambiquaras, Jandira, Jurema, entre outros.

O bairro é residencial e comercial com grande variedade no setor gastronômico. Além do Shopping Ibirapuera, tem forte comércio de lojas de roupas de grifes famosas, calçados e acessórios nas ruas Normandia, Gaivota e Canário e avenidas Bem-Te-Vi, Eucaliptos e Pavão, sem falar nas cafeterias e nos diversos bares, muitos com música ao vivo e apresentações nos variados ritmos, como jazz, blues, rock e MPB.

Portanto, motivo é o que não falta para que o bairro de Moema esteja no seu roteiro nas vindas a São Paulo. lugaresporondeando.com.br

Vista do bairro de Moema com o Aeroporto de Congonhas ao fundo (Foto: mariordo@aol.com)
Vista do bairro de Moema com o Aeroporto de Congonhas ao fundo (Foto: mariordo@aol.com)
Nos siga no Google Notícias