ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MPE exige lista de pacientes à espera de atendimento em neurologia e ortopedia

Marta Ferreira | 02/05/2011 17:45
Reunião na semana passada discutiu atendimento de neurologia e ortopedia em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Reunião na semana passada discutiu atendimento de neurologia e ortopedia em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande tem prazo até a semana que vem para apresentar ao MPE (Ministério Público Estadual) uma listagem dos pacientes que estão aguardando cirurgia eletivas, exames e consultas em duas áreas críticas na cidade, neurologia e ortopedia.

O prazo foi estabelecido na segunda-feira passada (dia 25), durante reunião entre a promotra Sara Francisco da Silva, responsável pela área da saúde, e autoridades do setor no município e no Estado. Participaram do encontro a consultora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Camargo, dirigentes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e representantes da Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital Regional,

O objetivo foi discutir a distribuição dos serviços médicos entre os hospitais, com destaque para a ortopedia e neurologia, onde a dificuldade de atendimento é maior.

Como o prazo de 15 dias foi dado no dia 25, vencera na próxima segunda-feira. A Promotoria também solicitou aos três hospitais que quantifiquem o número de médicos ortopedistas e neurologistas em seus quadros.

Pacto-Durante foi firmado um acordo entre os três hospitais sobre a distribuição de pacientes. Ficou definido que uma Câmara Técnica Inter Hospitalar de Colaboração, formada pelos representantes dos hospitais, vai apresentar no prazo de 45 dias para uma proposta para o compartilhamento do atendimento de neurologia clínica e cirúrgica e ortopedia, e disponibilização de consultas.

Também ficou definido que o Hospital Regional receberá pacientes de neurologia e ortopedia, mesmo não tendo celebrado o acordo.

A Câmara Técnica, no mesmo prazo, deve apresentar uma proposta de solução da lista de espera de cirurgias eletivas de neurocirurgia e ortopedia.

Conforme determinado no encontro, os setores de regulação estadual e municipal de vagas devem apresentar projeto para a regulação do atendimento de neurologia, neurocirurgia e ortopedia.

Oas aos secretários municipal e estadual de Saúde caberá apresentar proposta de monitoramento e avaliação da linha de cuidados quanto ao atendimento em neurologia clínica e cirúrgica e ortopedia.

Nos siga no Google Notícias