ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MPF dá 60 dias para Funasa construir poço para indígenas

Redação | 24/10/2008 14:45

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) construa, no prazo de 60 dias, um poço artesiano no acampamento indígena Mãe Terra, em Miranda, com todos os equipamentos necessários para seu funcionamento.

Conforme a recomendação, feita pelo procurador da República Emerson Kalif Siqueira, "os indígenas ali residentes vêm sofrendo graves problemas ocasionados pela falta de água potável no local".

O acampamento Mãe Terra é integrado por 68 famílias, com 120 crianças no total. A recomendação enfatiza que há quase três anos os indígenas vivem em condições "totalmente desumanas e inaceitáveis".

A falta de água vem colocando em risco a saúde e a vida dos índios, o que torna necessária a adoção de medidas urgentes pela Funasa.

O MPF já havia pedido providências à Funasa por meio do Ofício nº 449, de 9 de novembro de 2007. O pedido foi reiterado diversas vezes, mas nada foi feito.

A Funasa tem o prazo de cinco dias, a partir do recebimento, para declarar se acolhe ou não a recomendação.

Caso a fundação não atenda à recomendação, o MPF ajuizará medida judicial para que seja determinada liminarmente a instalação do poço artesiano.

Nos siga no Google Notícias