ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS está entre os estados com maior taxa de assassinato de mulheres

Paulo Yafusso | 22/03/2016 19:20
Um dos dados do Ipea que preocupa, é a violência envolvendo os jovens (Foto: Arquivo)
Um dos dados do Ipea que preocupa, é a violência envolvendo os jovens (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul está entre os 18 estados da Federação que apresentaram taxa de homicídio de mulheres acima da média nacional, que é de 4,6 a cada grupo de 100 mil mulheres. De acordo com o Atlas da Violência 2016, divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao levantamento dos números de 2004 a 2014. O Estado aparece com a taxa de 6,4, ocupando a 11ª posição, seguido por Rondônia (6,4), Mato Grosso (7), Espírito Santo (7,1), Alagoas (7,3), Goiás (8,8) e Roraima, com 9,5.

Os pesquisadores do Ipea observam que os dados não estão relacionados somente a questão de gênero, já que os dados refletem a situação de violência enfrentada pela sociedade brasileira. De acordo com o Atlas da Violência, no MS foram registrados o assassinato de 55 mulheres em 2005, subindo para 84 em 2014, o que representa aumento de 52,7%. Os números se mantém nos anos seguintes a 2004 variando entre 60 a 78 e de 2013 para 2014 verificou-se que o crescimento foi de 12% - de 75 para 84.

Outro dado que chama a atenção é com relação ao homicídio de jovens entre 15 a 29 anos. No Brasil, a taxa foi de 52,7 mortes a cada grupo de 100 mil pessoas dessa faixa etária, enquanto em Mato Grosso do Sul foi de 49,9 em 2004. Já há dois anos, a taxa nacional foi de 61, e do Estado 47,1 (queda de 5,7). Mas quando é feita a comparação entre os registros de 2013 e de 2014, o MS aparece com aumento de 21,1, (foram 263 assassinatos em 2013 e 318 no ano seguinte). A maioria dos homicídios foi com o uso de arma de fogo.

Quanto aos homicídios em geral, Mato Grosso do Sul apresentou a sétima menor taxa do País, com 26,4 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes – queda de 7,7% entre 2004 a 2014. O coronel da Polícia Militar Alírio Villasanti, autor do livro “Segurança Pública e Qualidade de Vida” e com várias especializações na área de gestão em segurança pública, explica que o crimes de homicídio em que jovens são as vítimas é um problema enfrentado praticamente por todos os estados brasileiro.

Para o coronel Villasanti, essa violência está relacionada a uso de drogas e álcool e a questão familiar. “A desestruturação familiar é um problema sério, que precisa ser enfrentado”, afirma. Para o oficial da PM, para melhorar esse quadro é preciso o combate sistemático a venda de drogas, com a desativação das chamadas “bocas de fumo”, e também repressão a venda de armas. Ele diz que o exemplo de São Paulo deve ser seguido. Segundo Villasanti, aquele Estado vem conseguindo reduzir o número de homicídios nos últimos 15 anos, por meio de ações sistemáticas e integradas entre as polícias Civil, Militar e a perícia. As ações são precedidas de um mapeamento das áreas de vulnerabilidade social e de risco de violência.

Violência contra as mulheres – E o assunto violência contra as mulheres é o tema da audiência pública que será realizada às 13h30 desta quarta-feira pela Assembleia Legislativa, organizada pelo deputado Pedro Kemp. “O Brasil é o sétimo País em mortes de mulheres por assassinato, em um ranking que reúne 84 nações. Já o Mato Grosso do Sul, é o quinto Estado do País em assassinatos e o segundo em casos de estupro”, diz o parlamentar.

O evento contará com a participação da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves. Na audiência serão apresentados números nacionais e regional sobre a violência contra as mulheres, elaborados pelo IBGE e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nos siga no Google Notícias