A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

23/04/2011 07:00

Musical inédito revive a ressurreição de Cristo durante apresentação na Capital

Paula Vitorino

Jovens participaram atuando, cantando e dançando da encenação

Musical contou a paixão, morte e ressurreição de Cristo.Musical contou a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Com canções e coreografias, o musical “O Ressuscitado” contou a paixão, morte e ressurreição de Cristo na noite desta Sexta-feira Santa, em Campo Grande. A montagem é inédita no Brasil e foi encenada por 50 jovens de diferentes comunidades Católicas, na Praça do Papa – bairro Santo Amaro.

Em 1h30 de apresentação, o público relembrou toda a paixão do Senhor, a dor de sua mãe, Maria, e, principalmente, a alegria do Cristo ressuscitado.

Como o próprio nome já faz menção, “O Ressuscitado” tem como diferencial de outras Vias-Sacras o foco na ressurreição de Cristo durante a maior parte do espetáculo.

“O principal ponto do musical não é a Paixão e, sim, a ressurreição. Os artistas retratam o que a ressurreição significa para o cristão, tudo que ela traz para a história, com sua alegria e esperança de um algo novo”, ressalta o padre Pedro Pereira, responsável pela pastoral da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e um dos idealizadores da apresentação.

O musical foi assistido por aproximadamente 1 mil pessoas, entre famílias, jovens e crianças. Alguns fiéis partiram em procissão de suas paróquias até a Praça do Papa, como a família da estudante Ana Valéria Pio, de 12 anos.

“Gosto muito de assistir as encenações porque é uma forma de conhecer melhor a história de Jesus e de uma maneira fácil, bonita”, diz.

Diferencial - A inovação de apresentar a Via-Sacra de Jesus em forma de musical agradou e emocionou a maior parte do público que foi até a Praça conferir.

“Achei muito legal por ser um musical, com dança. É uma iniciativa diferente e que pode se tornar uma tradição e até mais um atrativo para toda a população e, principalmente, para os jovens. Acho que ano que vem tem que ter de novo e por essa ter sido a primeira apresentação foi muito bom”, afirma a estilista Fernanda Santiago, de 21 anos.

Mesmo quem participava e estava acostumada a tradicionais encenações, como a apresentada por vários anos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, fez questão de prestigiar o musical, mas apontou algumas melhorias que podem ser feitas, como na parte da produção.

“Não é a mesma coisa das encenações tradicionais, é algo inovador, mas a mensagem foi passada da mesma forma. Acho que para os próximos anos a produção deve melhorar e o espetáculo pode ficar ainda mais bonito”, diz a estudante Juliana Dowe, de 24 anos.

A forma de transmitir a mensagem bíblica e a participação de jovens durante toda a apresentação também foi um diferencial do musical e chamou a atenção de quem foi assistir.

“A forma dos jovens transmitirem a mensagem é diferente, tem mais alegria, é contagiante. Foi tudo muito bonito”, diz a dona de casa Maria Emilia Trivellato, de 48 anos, que foi junto com toda a família assistir o musical.

Já os jovens que encararam o desafio de interpretar pela primeira vez personagens bíblicos para o musical afirmam que a emoção foi grande, mas a responsabilidade maior ainda.

O estudante de engenharia mecânica João Pedro Grefe, de 18 anos, viveu Jesus no musical e conta que a emoção de ser o Cristo é inexplicável. “É muito responsabilidade, ainda mais porque sei que não chego nem um pouco perto de tudo que é Jesus. Uma sensação, emoção sem igual”, revela.

O arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, ressalta que o espetáculo é uma oportunidade de “despertar muitos dons artísticos nas pessoas, que podem ser colocados a serviço de Deus”.

Ele também destaca que todo o espetáculo tem o principal objetivo de evangelizar, levar a palavra de Cristo a outros jovens e demais cidadãos.

Musical - De acordo com o padre Pedro, a ideia de montar o musical surgiu há dois anos, quando um CD com a apresentação do “O Ressuscitado” chegou em suas mãos.

“Depois começamos a fuçar na internet e encontramos todo o DVD do musical, aí iniciamos o trabalho de tradução para o português e de organização”, diz.

O espetáculo teve origem na Itália, e de acordo com o padre, essa é a primeira vez que o musical é encenado em outro país.

A proposta é aprimorar a apresentação para a próxima Páscoa, com mais elementos na produção e artistas participando.

Os jovens que participaram atuando, dançando e cantando tiveram ensaios por cerca de um mês. A maior parte das vozes apresentadas era dos próprios intérpretes, que gravaram as músicas antecipadamente.

Mega-Sena sorteia bolada acumulada em R$ 20 milhões nesta quarta-feira
A Mega-Sena vai sortear na noite desta quarta-feira (24), após quatro sorteios sem vencedor do prêmio principal, a bolada acumulada em R$ 20 milhões....
UEMS abre período de rematrículas; prazo vai até o dia 3 de fevereiro
Já foi aberto pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o período para rematrículas dos acadêmicos da para o ano letivo de 2018. O praz...
Encomendas enviadas pelos Correios poderão ser rastreadas pelo CPF
A partir de quinta-feira (25) usuários de serviços postais dos Correios poderão acompanhar suas encomendas informando apenas os números do CPF ou do ...


Concordo com o João Pedro. A idéia inicial era de fazer o espetáculo voltado para a imagem do papa com uma estrutura maior... Com certeza ano que vem será melhor, pois essa apresentação foi tipo um "Teste" que deu certo... Espero que seja melhor ano que vem e poder participar como personagem novamente. Espero também que quem participou não abandone esta causa, porque foi simplesmente inesquecivel... Algo único!
Nosso esforço valeu apena! Jesus RESSUSCITADO!
 
Marcelo Oliveira em 25/04/2011 08:32:10
A encenação foi simplesmente fantástica, o musical não deixou a desejar, todos se emocionaram diante de uma impactante representação dos momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. O ponto depreciativo foi justamente a estrutura: o número de fiéis esperados para o musical foi subestimado, ocasionando na lamentável situação de muitos expectadores que assistiram ao espetáculo de pé.
Deixa-nos a espera de uma nova apresentação do musical, mas com certa comodidade, para um maior proveito de uma peça tão maravilhosa.
 
João Pedro em 25/04/2011 01:09:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions