A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

25/04/2009 10:01

Na Capital, 38% da população têm hipertensão arterial

Redação

A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, atinge 38% da população de Campo Grande, segundo informou nesta manhã o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Ele participou, junto com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), das comemorações pelo Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Iracy Coelho.

De acordo com o secretário, o problema é silencioso e muito mais frequente do que se imagina.

"As principais causas são o stress, o sedentarismo, cigarro, bebidas, enfim, está tudo ligado ao estilo de vida da pessoa", comentou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2000, o diabetes e a hipertensão corresponderam a 27% do total de óbitos. O que significa que mais de 255 mil pessoas em todo o país morreram em conseqüência de complicações das duas doenças.

Já os custos com internações chegaram a aproximadamente R$ 475 milhões, sem incluir os gastos com procedimentos de alta complexidade.

Conforme o secretário, habitualmente a rede pública trabalha com a prevenção à prevenção arterial em Campo Grande.

Hoje, na unidade de saúde do Iracy Coelho, integrantes do programa PET-Saúde, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estão fazendo um trabalho de orientação. Estações foram instaladas no local para aferição de peso e pressão arterial, orientação sobre alimentação e medicamentos, entre outros serviços.

Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions