ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Negros dão mais valor ao SUS, mas são menos atendidos, diz pesquisa

Angela Kempfer | 26/12/2010 10:02

Estudo foi realizado no RJ, mas com dados de todo o País

Um estudo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostra a distância entre o número de brancos em comparação aos negros e pardos no acesso ao SUS.

Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009 – 2010, feito pelo economista e pesquisador, Marcelo Paixão, leva em conta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE.

Segundo o relatório, com informações de todo o País, a importância do SUS na avaliação de pretos e pardos é 19,5% superior a percepção dos brancos sobre a questão.

Apesar disso, nas consultas em postos de saúde e hospitais públicos, os negros e pardos são minoria. “Quando se trata, por exemplo, de pré-natal, 71% das mães de filhos brancos fizeram mais de sete consultas; o número de mães de filhos pretos e pardos que passaram pelos mesmos exames é 28,6% inferior’, informa o relatório.

O estudo mostra ainda que 15,6% dos pretos e pardos que foram atendidos consideraram os serviços de regular, ruim a muito ruim. Entre os que precisavam procurar um médico e desistiram, o número chegou a 33,2% dos homens, e 26,1% das mulheres pretas e pardas.

“ Esses indicadores apresentam algumas possibilidades, mais do que conclusões. Mas fica claro que o sistema falha no atendimento. Se a pessoa deixa de procurar e diz que uma das causas é não gostar dos profissionais, ela sinaliza que há um problema”, diz o pesquisador.

A população brasileira é, de acordo com a Pnad, de 189.953 milhões. Desses, 48,8% se declaram brancos; 6,5% pretos; 43,8% dizem ser pardos; e 0,9% são amarelos, indígenas ou não declararam. A pesquisa revela ainda que 43,5% dos homens pretos e pardos não haviam visitado um médico nos últimos 12 meses. Entre os brancos, o percentual era de 38,6%. (Informações do jornal O Globo)

Nos siga no Google Notícias