No 1º mês, nova etapa de vacina contra o HPV alcança 2,3% da meta em MS
Balanço do Ministério da Saúde aponta que 3,6% do público-alvo foi vacinado com a segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em Mato Grosso do Sul. No primeiro mês, 2,3 mil meninas foram imunizadas. A meta é vacinar 63,6 mil meninas de 11 a 13 anos no Estado.
A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro e se manterá no calendário nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).
- Leia Também
- Começa nova rodada de vacinação contra HPV e a meta é imunizar 69 mil meninas
- Começa vacinação de 2ª dose contra HPV, mas procura é fraca em postos
Na primeira etapa, em março deste ano, foram vacinadas 68,6 mil meninas no Estado. No Brasil, 914 mil meninas já tomaram a segunda dose, atingindo 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos.
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda, seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos.
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.