A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/10/2014 08:54

No 1º mês, nova etapa de vacina contra o HPV alcança 2,3% da meta em MS

Aline dos Santos
 No primeiro mês, 2,3 mil meninas foram imunizadas. (Foto: Marcos Ermínio) No primeiro mês, 2,3 mil meninas foram imunizadas. (Foto: Marcos Ermínio)

Balanço do Ministério da Saúde aponta que 3,6% do público-alvo foi vacinado com a segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em Mato Grosso do Sul. No primeiro mês, 2,3 mil meninas foram imunizadas. A meta é vacinar 63,6 mil meninas de 11 a 13 anos no Estado.

A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro e se manterá no calendário nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na primeira etapa, em março deste ano, foram vacinadas 68,6 mil meninas no Estado. No Brasil, 914 mil meninas já tomaram a segunda dose, atingindo 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda, seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos.

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions