ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

No Setembro Amarelo, mulher tenta suicídio, mas sequer vê psiquiatra

"O suicídio é o último ato, contra o bem maior. E sai de lá sem amparo, sem medicação, sem remédio"

Aline dos Santos | 19/09/2017 10:05
Situação aconteceu no CRS do bairro Tiradentes. (Foto: Arquivo)
Situação aconteceu no CRS do bairro Tiradentes. (Foto: Arquivo)

Uma mulher amarrada, faminta, agressiva e que há poucas horas tinha buscado a morte numa overdose de remédios. A tristeza do quadro presenciado no CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes comoveu a universitária Alessandra Gomes, 35 anos.

Solidária, comprou chipas para a paciente e acompanhante. Mas, viu, indignada a mulher deixar o local sem ter passado por um médico psiquiatra. A cena foi nesta semana, um dia de setembro, mês marcado pela campanha maciça de alerta sobre suicídio.

“Fico chateada e muito indignada. Coloca lá bonitinho 'Setembro Amarelo', mas não existe atendimento. O suicídio é o último ato, contra o bem maior. E sai de lá sem amparo, sem medicação, sem remédio”, diz.

Alessandra era acompanhante do irmão, que precisava de medicação indicada por psiquiatra. Segundo ela, o profissional só apareceu depois que seu pai foi à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e fez reclamação na Ouvidoria

A acompanhante da mulher, cuja situação tanto comoveu a universitária, conta que é vizinha e, ao saber que a amiga tinha ingerido medicamentos, chamou os bombeiros. Ela foi levada para o posto do bairro Tiradentes na noite de terça-feira (dia 12). Saiu de lá na quarta à tarde.

“Chegou lá, fez lavagem e ate então foi bem atendida”, relata a amiga, que terá o nome preservado para não identificar a paciente. A dificuldade é que a unidade não tem psiquiatra e não havia certeza de que horas o médico iria passar. “É tanta campanha, mas na hora que a pessoa precisa”, diz.

Ela relata que a amiga faz tratamento para depressão e, sem medicamento, teve surto e tentou suicídio. “Foi a primeira vez que ela fez isso. Agora, vou levar para continuar o tratamento, cuidar dela ”, diz.

De acordo com o médico psiquiatra Marcos Estevão Moura, Campo Grande não tem uma emergência psiquiátrica para a rede pública. Soma-se ao problema a falta de profissionais e a luta antimanicomial, que preconiza ser mais humano o tratamento do paciente em casa, longe do ambiente hospitalar.

“Mas temos que aumentar os leitos hospitalares. O ideal é que pudesse fazer um tratamento. Tem um psiquiatra itinerante passando pelas unidades pronto atendimento. O que acontece? Termina o horário ele vai embora”, afirma.

Ainda de acordo com o médico, são 70 psiquiatras em Campo Grande, mas maioria evita o SUS. (Sistema Único de Saúde). “Não há motivação para o médico especialista em psiquiatria entrar na rede pública. Os salários são aviltantes e tem exigência de atender 16 pacientes em quatro horas, mínimo preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Atendimento muito rápido para a psiquiatria”, salienta Marcos Estevão.

Na cidade, conforme o especialista, a rede pública tem cerca de 50 leitos para atendimento psiquiátrico, divididos entre Santa Casa, Nosso Lar, Hospital Regional Rosa Pedrossian e Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Aero Rancho. No HR, as vagas são para desintoxicação de drogas. No Caps, o prazo de permanência termina em 72 horas.

“É um comportamento criminoso o fechamento de leitos, permitindo que fique em unidade de pronto-atendimento sem nenhuma infraestrutura para isso”, afirma o especialista. A Santa Casa pretende transferir os leitos da psiquiatria para o hospital Nosso Lar.

Rede – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que tem convênio com a Santa Casa (10 leitos), Nosso Lar (30 leitos ) e Hospital Regional (12 leitos) para tratamento psiquiátrico.

Fora a rede hospitalar, o atendimento para Saúde Mental inclui oito unidades: seis Caps, uma unidade de acolhimento adulto e uma residência terapêutica. São 36 médicos, com 15 psiquiatras e 21 clínicos.

Ainda de acordo com a secretaria, dos seis Caps, quatro realizam atendimento 24 horas. Em média, os centros atendem 2.400 pessoas.

No ano passado, a Sesau registrou 891 notificações de tentativas de suicídios. Em 2017, foram 512 casos no primeiro semestre. O principal meio utilizado nas tentativas de suicídio são a ingestão de medicamentos e substâncias tóxicas.

A secretaria ainda informa que o programa de prevenção de suicídio faz a busca ativa de todas as notificações de suicídio e oferta consulta médica e psicológica imediatamente para esses pacientes. Questionada sobre a reclamação relatada nesta reportagem, a resposta foi genérica.

“A equipe reguladora de fluxo visita as unidades conforme classificação de risco de todos os pacientes de todos os CRSs e UPAs levando em consideração a questão da data de entrada. Mas os pacientes já estão sendo imediatamente inseridos na regulação, independente da equipe da psiquiatria ter passado e visitado o paciente em uma unidade”.

Nos siga no Google Notícias