A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

20/09/2011 08:02

Nova lei amplia benefícios de idosos e deficientes em viagens no Estado

Paula Vitorino

Nesta terça-feira (20), será sancionada a nova lei estadual para concessão de gratuidade ou desconto no transporte rodoviário intermunicipal de Mato Grosso do Sul as pessoas idosas ou com deficiência.

A nova legislação tem o objetivo de promover a agilidade na concessão, mediante a disponibilização de processo informatizado aos 78 municípios do Estado. A principal alteração é a mudança da faixa etária dos beneficiados de 65 para 60 anos e a garantia do do transporte a doentes crônicos que se tratam fora do próprio domicílio.

Ainda será aperfeiçoada a análise do crédito outorgado e as competências de cada um dos que têm participação no processo de concessão do benefício, para garantir o acesso da população.

As medidas foram elaboradas por um grupo de trabalho constituído por servidores públicos com o objetivo de aperfeiçoar o modelo de concessão do benefício existente.

Com isso, as adequações adequam a idade do beneficiário para 60 anos de acordo com o previsto pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o transporte a doentes crônicos conforme preconiza a Portaria nº 55/1999, que estabelece um transporte adequado, via a área da Saúde, e não o sistema regular comum.

Já a exigência da carteira para acesso ao benefício facilita o controle do crédito outorgado de ICMS às empresas transportadoras.

A estimativa do Governo é de que 239.270 pessoas nessa faixa de idade sejam beneficiadas em Mato Grosso do Sul. Já o número de deficientes no Estado é de cerca de 350 mil pessoas.

A lei será sancionada às 8h30, pelo governador André Puccinelli, na governadoria.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions