ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

OAB condena inquérito do MPF sobre denúncia de escutas

Redação | 31/07/2010 08:50

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte, classificou como atentado à liberdade de imprensa o inquérito civil público aberto pelo MPF para investigar o vazamento de documentos que comprovam o uso de escutas na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.

O Campo Grande News foi notificado ontem para apresentar, no prazo de 10 dias, informações sobre como obteve acesso a documentos que, segundo o MPF, são sigilosos.

O presidente da OAB afirma que exigir dos veículos de imprensa que informem como seus jornalistas obtiveram as informações fere a Constituição brasileira, no trecho onde o direito à informação é assegurado e o sigilo de fonte é protegido.

Acusação - O ofício em que o jornal é notificado, enviado também a diversos outros órgãos de imprensa, cita que é ato de improbidade "revelar fato ou circunstâncias de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo".

Para o presidente da OAB, além de significar uma afronta à liberdade de imprensa, a investigação do MPF objetiva constranger os agentes penitenciários que iniciaram as denúncias e a própria Ordem.

A OAB assumiu a frente da polêmica ao encaminhar o caso ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Leonardo Duarte afirma que foi o próprio CNJ que forneceu à entidade papéis que comprovam a autorização de gravações entre advogadsos e clientes e até de visitas íntimas de presos.

"Este é um processo público, não há nada sigiloso nele", conclui.

Nos siga no Google Notícias