ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Operação da PF prendeu 41 por prejuízo de R$ 20 milhões

Redação | 07/07/2009 14:21

Coordenador da Operação Owari, o delegado da Polícia Federal Bráulio Galoni, afirmou que a organização criminosa chefiada por Sizuo Uemura deu prejuízo de aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos das prefeituras da região, principalmente, Dourados e Ponta Porã.

Durante entrevista coletiva, ele confirmou que 41 pessoas foram presas, sendo que quatro tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele não divulgou os nomes dos envolvidos no esquema que também envolve empresários.

De acordo com Galoni, o grupo fraudava licitações em diversas áreas, incluindo a área de saúde, há cerca de 40 anos. Para perpetuar o esquema, que passava de uma administração para outra, o grupo de Uemura cooptava servidores públicos municipais.

Além de Dourados, segunda maior cidade do Estado, e de Ponta Porã, o quinto maior município, a quadrilha mantinha esquema em outras prefeituras da região, incluindo o município de Naviraí.

Cerca de 300 policiais federais participaram da operação, que apreendeu veículos, documentos e até dinheiro. A quantia apreendida não foi divulgada.

O delegado da PF, que comanda a operação junto com as promotoras de Justiça, Cristiane Amaral Cavalcante e Cláudia Loureiro Ocariz Almirão, nem sequer confirmou os 41 nomes dos empresários, secretários e vereadores presos na região sul de Mato Grosso do Sul, 32 só de Dourados.

Família Uemura

Nos siga no Google Notícias