Paraíso das Águas "entra no mapa" quase três anos após emancipação
Quase três anos após as eleições que oficializaram a criação de Paraíso das Águas, o município caçula de Mato Grosso do Sul finalmente “entrou no mapa”. Nesta segunda-feira (22), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a nova cartografia do estado, em que figura a cidade localizada a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande.
Também estão disponíveis em formato pdf mapas de outras 13 unidades federativas brasileiras produzidos a partir da BCIM (Base Contínua do Brasil)
Nos diagramas é possível conferir os limites municipais, estaduais e internacionais; feições hidrográficas; principais eixos viários e sedes dos municípios de acordo com a atual divisão territorial.
História – Paraíso das Águas era distrito do município de Costa Rica e foi emancipado pelo governo estadual em 2003 após a realização de um plebiscito. Na época, o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores, mas a prefeitura de Água Clara questionou judicialmente o decreto de emancipação alegando prejuízos econômicos pela perda de parte do território.
O processo fez com que a oficialização da cidade fosse adiada. Em dezembro de 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) analisou o caso e considerou válido o decreto, colocando fim ao impasse.
Com a decisão, Mato Grosso do Sul passou a ter 79 municípios. Para que a criação de Paraíso fosse oficializada, era preciso que tivesse a primeira eleição, o que veio a ocorrer somente em 2012.