ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Paralisação do judiciário federal pode ir até 2011

Redação | 05/07/2010 10:52

Deflagrada há quase dois meses, a greve dos servidores das Justiças Federal, Trabalhista e Eleitoral chega a um impasse. A legislação eleitoral não permite que o poder público conceda reajustes salariais nos três anteriores e três meses posteriores às eleições. Assim, nenhum acordo pode ser feito antes de janeiro de 2011, e será feito pelo novo presidente da República.

A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) informou que os grevistas irão manter as paralisações. No Estado, o Sindjufe (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul) informa que também mantém a greve.

Os servidores pedem aumento de até 56%, que seria para corrigir distorções no salário da categoria, que não seria alterado desde 2006.

As reivindicações foram enviadas ao Congresso sob a forma de um projeto de reestruturação de carreiras, que pode causar um impacto de R$ 7 bilhões no Orçamento da União, as reivindicações têm o apoio dos presidentes dos tribunais superiores.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, em nota oficial, o STF (Supremo Tribunal Federal) afirma que os salários do Judiciário estão "comprovadamente defasados em relação às carreiras públicas similares dos Poderes Executivo e Legislativo" e alega que os reajustes propostos têm por objetivo reduzir a rotatividade de pessoal decorrente da "falta de atratividade da remuneração".

O projeto, que já foi aprovado pela Comissão do Trabalho na Câmara, aguarda análise da Comissão de Finanças e vem sendo criticado tanto pela situação quanto pela oposição, que se recusam a votá-lo.

O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirma que ele pode provocar um efeito cascata sobre as demais categorias do funcionalismo federal, agravando a crise fiscal.

Os líderes da oposição alegam que é uma bomba programada para explodir no próximo governo.

Por seu lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o destino do projeto só deveria ser decidido após a escolha de seu sucessor, pois ele é quem terá de pagar a conta do aumento dos servidores.

A paralisação começou com maior adesão no Estado, mas a AGU (Advogacia Geral da União) ingressou com liminar para modificar o andamento da greve. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu liminar que fez com que 80% dos funcionários do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) voltassem ao trabalho, assim como 60% dos servidores do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

A Fenajufe (Federação Nacional do Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) também ingressou com agravos para amenizar a situação e permitir que mais servidores participem do movimento.

A greve já comprometeu o funcionamento dos tribunais em 22 Estados, alastrou-se para algumas Justiças estaduais e vem causando vultosos prejuízos a quem depende da Justiça. Com os serviços administrativos e cartorários prejudicados, as audiências foram suspensas, afetando cidadãos e empresas que são partes em processos.

A paralisação dos servidores judiciais decorre de um velho problema estrutural do Estado brasileiro. Por vários anos a Justiça teve autonomia para definir a política salarial e as vantagens de seus servidores.

O problema é que o cofre é um só e a responsabilidade pelo que entra e pelo que sai é do Executivo. E, até a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, há dez anos, o Judiciário não aceitava pedidos de explicação a respeito da destinação do dinheiro, tendo adotado políticas salariais que hoje são quase impossíveis de se cumprir.

Nos siga no Google Notícias