ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

PCC "batiza" 2 agentes penitenciários em MS, aponta polícia de São Paulo

Ao Campo Grande News, o Secretário de Segurança, Calos Videira informou ter conhecimento das conversações, mas garante que o preso está tentando crescer dentro da facção

Danielle Valentim | 28/07/2018 10:48
Entrada do presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm )
Entrada do presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm )
Laudemir, vulgo "Dentinho" disse em conversa que batizou dois agentes para ajudá-lo a castigar integrante da facção. (Foto: Denúncia/Divulgação)
Laudemir, vulgo "Dentinho" disse em conversa que batizou dois agentes para ajudá-lo a castigar integrante da facção. (Foto: Denúncia/Divulgação)

O PCC (Primeiro Comando da Capital) está incorporando agentes penitenciários do país à facção, segundo desdobramentos e investigação da Operação Echelon, da Polícia Civil de São Paulo. Um dos agentes, inclusive, seria chefe de segurança de uma prisão em Campo Grande, de acordo com a apuração policial.

Um relatório da Polícia Civil, obtido pelo UOL, pontua que a investigação chegou a essa conclusão após telefonema grampeado em 25 de novembro de 2017, à 0h58. Na ligação, um integrante do PCC, identificado como J, fala sobre duas exclusões de "irmãos" da facção em Londrina, no Paraná. Isso porque teriam ocorrido dois batismos de agentes penitenciários lá.

"O alvo diz que é para excluí-los no ato, mas o ideal seria trazê-los para a cantoneira [local em que as pessoas são levadas ao julgamento do 'Tribunal do Crime']", aponta o documento.

Confira trecho da conversa:

“Chegou na cantoneira, polícia [agente penitenciário] nóis vai ripá. Não tem essa de polícia entrar pro comando, pro crime. Isso não existe.”

Integrante do PCC em telefonema interceptado J ainda afirma, segundo a polícia, que os dois agentes penitenciários teriam entrado para o "progresso" da facção e que fizeram dívida com o PCC. "O alvo fala que 'vai pedir pra geral trazer esses caras na mão urgente'", aponta a investigação.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os "irmãos" do crime.

Ao Campo Grande News, o secretário de segurança pública de Mato Grosso do Sul, Carlos Videira afirmou ter conhecimento das conversações entre detentos, no entanto, garante que ainda não recebeu informações sobre o inquérito da Polícia Civil de São Paulo. Ainda segundo Videira, os presos costumam mentir para integrantes de outros estados para se promover dentro da organização criminosa.

"Temos contato direto com a Polícia Civil de São Paulo e, inclusive, tivemos recente reunião, como procedimento devido ao PCC ser responsável pela maior parte do presídio. Mas não existe comunicação por parte da policia civil sobre este inquérito. Tenho informação da conversação entre os presos. Este preso está tentando almejar uma posição maior na facção e para isso ele mente para quem está no estado vizinho”, relatou.

Segundo o promotor Lincoln Gakyia, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), "como toda organização criminosa, o PCC também tem forte participação na cooptação e corrupção de agentes públicos, atividades típicas de máfias".

"Isso já ficou bem demonstrado com a Operação Ethos, do ano passado, com a condenação do vice-presidente do Condepe (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana) por corrupção e participação em organização criminosa", complementou o promotor.

"Estou batizando dois agentes”

No dia 15 de novembro de 2017, às 9h13, Laudemir Costa dos Santos, o Dentinho, 39, que cumpre pena na Máxima de Campo Grande, e comanda o setor que cadastra e coordena integrantes do PCC nos estados e país, além dos que estão em situação de inadimplência, dívida ou indisciplinas perante à facção, ligou para um homem, o qual chama de "padrinho", e disse que estava com um problema.

Segundo ele, um integrante do PCC, identificado como Sub Zero, passou por cima do "brecamento" que tinha, por dívida, para comprar drogas. Embora tenha sido advertido e suspenso, Sub Zero voltou a comprar drogas, violando a suspensão.

Primeiro, ele tentou comprar 1 grama de cocaína dizendo a Dentinho que estava com um problema de saúde e foi para a enfermagem da cadeia. Na enfermagem, fez uma compra de R$ 150 em cocaína e consumiu a droga. Cinco dias depois, o dono da droga "tentou conduzir Sub Zero no prazo". Isso significa que a facção, diante de um inadimplente, lhe concedeu um prazo para pagamento, sem que isso gerasse qualquer tipo de consequência.

No entanto, Sub Zero obteve três prorrogações de prazo e foi advertido de que não poderia mais participar de ações relacionadas ao PCC, ou de pelo menos ter algum privilégio. Dentinho disse ao seu "padrinho", por telefone, que às 12h, quando as celas abrissem, iria falar com um agente penitenciário para "mixar" duas celas, sendo uma delas onde ele se encontrava, e depois fazer o mesmo com as restantes.

Segundo a Polícia Civil, "mixar" significa que o agente penitenciário iria deixar a cela aberta ou conceder algum privilégio que beneficiasse os presos naquele setor.

"Eu já estou batizando dois agentes. Eles vão trazer pra mim aqui pra conversar com ele [Sub Zero]", teria afirmado Dentinho.

Dentinho disse à Polícia Civil que não faz parte do PCC. Ele alegou apenas ter convívio com pessoas vinculadas à facção, de modo que nada sabe sobre nomes, expressões, cargos ou terminologias relacionadas ao crime organizado.

Nos siga no Google Notícias