ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Perito de SP avaliará filho de presidente do TRE e diz gostar de caso difícil

Palomba assinou laudo em 2010 sobre o procurador aposentado que matou sobrinho em MS

Aline dos Santos | 04/08/2017 14:13

Com entusiasmo que revela predileção por casos polêmicos, o psiquiatra forense Guido Arturo Palomba afirma que aceitou avaliar Breno Fernando Solon Borges. Filho da presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ele foi preso por tráfico de drogas e obteve autorização da Justiça para ser internado em clínica. A transferência foi autorizada após diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline.

“Para mim é sempre uma honra muito grande ser nomeado como perito nesses casos polêmicos, tecnicamente difíceis, sempre procuro fazer o melhor que posso”, diz Palomba.

Com histórico de processos rumorosos, ele assinou laudo em 2010 sobre o procurador aposentado Carlos Alberto Zeolla, que matou o sobrinho a tiros em Campo Grande. Na ocasião, o psiquiatra fez o trabalho à distância, a partir do processo.

O perito forense não detalha se vai à clínica Maxwell, em Atibaia (São Paulo), onde Breno está internado ou se fará análise pelos autos. “O que posso dizer é que vou fazer o meu trabalho com absoluta isenção, como sempre faço. Vou ser técnico. A Medicina é uma profissão eminentemente técnica.

A pessoa tem a doença ou não tem, a mulher está grávida ou não está. Vou ser totalmente técnico para responder aos quesitos”, diz Palomba. Ele já está com o processo e a senha de acesso.

No currículo, o profissional traz até perícia póstuma retrospectiva, cujo analisado já morreu. Como o de Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, menino de 13 anos que matou os pais, a avó, a tia-avó e depois de suicidou no interior de São Paulo.

O psiquiatra forense foi nomeado pelo juiz da Vara Única de Água Clara, Idail De Toni Filho, após a a defesa de Breno pedir a instauração do incidente da insanidade mental, que avalia se o acusado tem ou não como ser responsabilizados pelos crimes que supostamente cometeu.

O magistrado também nomeou João Sampaio de Almeida Prado, especialista em psicanálise pela Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo e medicina legal e perícias médicas pelo Conselho Federal de Medicina.

A reportagem não conseguiu contato com o profissional. O pagamento é feito pela defesa. A ação penal por tráfico de drogas ficará suspensa até que a avaliação psiquiátrica seja concluída.

Caso - Breno foi preso na madrugada de 8 de abril pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Água Clara. Em dois veículos, ele e mais duas pessoas transportavam 129,9 kg de maconha, 199 munições calibre 7.62 e 71 munições calibre 9 milímetros, armamento de uso restrito das Forças Armadas no Brasil.

Num outro processo, ele é acusado de planejar a fuga de liderança de organização criminosa do presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande.

Contudo, uma sequência de liminares do TJ/MS determinou que o preso fosse transferido do presídio de Três Lagoas para clínica psiquiátrica no Estado.

O corregedor nacional de Justiça, o ministro João Otávio de Noronha determinou a instauração de reclamação disciplinar contra os desembargadores Tânia Borges (mãe de Breno), José Ale Ahmad Netto e Ruy Celso Barbosa Florence. Os dois últimos concederam liminares para que o preso fosse internado.

Nos siga no Google Notícias