ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pesquisadores de MS se destacam em premiações nacionais

Redação | 03/11/2008 16:18

Dois projetos de pesquisa desenvolvidos por professores-doutores de Mato Grosso do Sul estão entre os semifinalistas da quarta edição do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação.

Adilson Beatriz e Eduardo José de Arruda são dois dos 19 semifinalistas de todo o país. Os finalistas serão divulgados nas cerimônias regionais em Salvador, no dia 06, e em São Paulo, no dia 18.

O anúncio dos vencedores será realizado na cerimônia final de premiação na capital paulista. Cada vencedor receberá prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu.

Adilson Beatriz desenvolveu projeto para aproveitar o glicerol, resultante da produção de biodiesel, para fabricar remédios contra doenças como hipertensão e Aids. Já José de Arruda concorre com proposta para controlar a reprodução de larvas do mosquito da dengue.

Aproveitamento de glicerol - Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Adilson Beatriz desenvolveu um projeto que prevê a geração de estratégias para o aproveitamento do glicerol resultante da produção de biodiesel na região Centro-Oeste.

Segundo o pesquisador, com o uso de enzimas específicas, é possível transformar o glicerol em compostos químicos de interesse da indústria farmacêutica, para produção de remédios para combater a hipertensão e a AIDS, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias