ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

PF mira policiais em esquema que causou prejuízo de R$ 1,5 bilhão

No total, serão cumpridos 86 mandados de prisão, sendo 35 de prisão preventiva, 8 de prisão temporária e 43 de busca e apreensão

Viviane Oliveira | 22/09/2018 08:06
Armas e objetos apreendidos durante operação (Foto: divulgação/PF)
Armas e objetos apreendidos durante operação (Foto: divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou neste sábado (22) a Operação Nepsis em Mato Grosso do Sul e mais quatros Estados para prender organização criminosa especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial.

Conforme a investigação, o esquema em mercadorias contrabandeadas já causou prejuízo de R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos. No total, serão cumpridos 86 mandados de prisão e de busca e apreensão.

Entre os presos, estão policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Polícia Militar e da Polícia Civil de MS, além dos líderes e dos "gerentes" do grupo.

Segundo a PF, a organização criminosa investigada criou sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Estado com características empresariais, com a participação de centenas de pessoas.

Cada uma tinha uma função como de gerente, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a de corromper policiais para participar do esquema.

Segundo a investigação, estima-se que, no ano passado, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Cerca de 280 policiais federais de diversos Estados foram destacados pela PF para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, 8 de prisão temporária e 43 de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. Doze policiais do MS terão as atividades suspensas.

O nome da Operação Nepsis faz referência a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena. A ação conta com apoio da PRF, Receita Federal, apoio logístico do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

Mais detalhes sobre a operação serão divulgados às 10h de hoje em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias