A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

26/10/2009 13:57

PMA prendeu 36 por pesca predatória em outubro no Estado

Redação

A PMA (Polícia Militar Ambiental) já prendeu 36 pessoas por pesca predatória neste mês em Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria do órgão, outubro, por ser véspera do início da piracema, é um mês crítica para a fiscalização em relação a pesca.

Além disso, os pescadores aproveitam este último mês devido a facilidade maior de captura, visto que os peixes já começaram a formar cardumes. Todos os anos, a PMA tem realizado operação pré-piracema intensificando a fiscalização durante o mês de outubro para prevenir e reprimir a pesca predatória.

Nos locais considerados pontos críticos (cachoeiras e corredeiras) em que já estão chegando cardumes, a PMA começou a instalar os postos fixos com policiais 24 horas. Após a prisão, na quinta-feira passada, de três pescadores, que praticavam pesca com tarrafas na cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, a PMA colocou, desde Sexta-feira, policiais 24 horas para vigiar os cardumes neste local.

A idéia é manter o máximo de equipes nos rios para prevenir a pesca predatória, ou pelo menos, prender os pescadores que insistem em praticar a pesca irregular, antes que tenham capturado grande quantidade de pescado, que é o que está acontecendo.

A PMA prendeu 36 pescadores e autuou outros nove por falta de licença de pesca. Foram apreendidos 163 quilos de pescado.

Os últimos pescadores foram presos no rio Miranda, em Guia Lopes da Laguna. Rogério Mongirothi e Valdecir Silva Duarte foram multados em R$ 1 mil e responderão por crime ambiental, estando sujeito a pena de até três anos de detenção.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions