ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

PMA prendeu 36 por pesca predatória em outubro no Estado

Redação | 26/10/2009 13:57

A PMA (Polícia Militar Ambiental) já prendeu 36 pessoas por pesca predatória neste mês em Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria do órgão, outubro, por ser véspera do início da piracema, é um mês crítica para a fiscalização em relação a pesca.

Além disso, os pescadores aproveitam este último mês devido a facilidade maior de captura, visto que os peixes já começaram a formar cardumes. Todos os anos, a PMA tem realizado operação pré-piracema intensificando a fiscalização durante o mês de outubro para prevenir e reprimir a pesca predatória.

Nos locais considerados pontos críticos (cachoeiras e corredeiras) em que já estão chegando cardumes, a PMA começou a instalar os postos fixos com policiais 24 horas. Após a prisão, na quinta-feira passada, de três pescadores, que praticavam pesca com tarrafas na cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, a PMA colocou, desde Sexta-feira, policiais 24 horas para vigiar os cardumes neste local.

A idéia é manter o máximo de equipes nos rios para prevenir a pesca predatória, ou pelo menos, prender os pescadores que insistem em praticar a pesca irregular, antes que tenham capturado grande quantidade de pescado, que é o que está acontecendo.

A PMA prendeu 36 pescadores e autuou outros nove por falta de licença de pesca. Foram apreendidos 163 quilos de pescado.

Os últimos pescadores foram presos no rio Miranda, em Guia Lopes da Laguna. Rogério Mongirothi e Valdecir Silva Duarte foram multados em R$ 1 mil e responderão por crime ambiental, estando sujeito a pena de até três anos de detenção.

Nos siga no Google Notícias