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Cidades

Procon cobra mudanças em call centers

Redação | 24/07/2008 10:50

No dia 31 de julho deve ser sancionada a Lei federal que vai mudar as regras dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) e quem não mudar o atendimento para facilitar a vida do consumidor será acionado pelo Procon.

Durante esta semana, representantes de empresas de telefonia, internet, televisão a cabo, aviação civil, além da Enersul e Águas Guariroba, tiveram reunião no órgão onde receberam orientações sobre as mudanças.

Depois de sancionada a Lei, as empresas ainda terão 60 dias para se adequar. Lamartine afirma que em outubro o Procon estará atento e vai acionar que estiver descumprindo a Lei, situação para a qual cabe multa, após os tramites administrativos.

Resolver um problema pelo call center muitas vezes se torna um calvário para o consumidor, que tem a ligação transferida várias vezes e enfrenta uma longa espera até conseguir falar com um atendente.

Esse é um dos principais avanços que a nova regra trará: já no menu inicial de quem ligar para um 0800 ou similar a primeira opção terá de ser falar com um atendente. Também deve constar neste menu a opção de cancelar o serviço e quem optar pelo cancelamento não poderá ser transferido a outro departamento.

Segundo Lamartine Ribeiro destaca que a maioria dos consumidores que vai ao Procon já tentou ser atendido pelos call center, sem sucesso. A maior parte das reclamações está relacionada a cobranças indevidas.

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