ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Provocada, CVM aponta indícios de pirâmide na Mineworld e aciona MPMS

Empresa, sob investigação da Polícia Federal, se apresenta como mineradora de bitcoins

Aline dos Santos | 28/02/2018 13:40
Empresa tem centro de treinamento na rua 14 de Julho. (Foto: André Bittar)
Empresa tem centro de treinamento na rua 14 de Julho. (Foto: André Bittar)

Após quatro denúncias enviadas por meio do serviço de atendimento ao cidadão, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) encaminhou ao MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) parecer sobre indícios de pirâmide financeira envolvendo a MinerWorld, empresa de mineração da moeda virtual bitcoin com sede no Paraguai e unidade em Campo Grande.

O ofício foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça em 21 de novembro de 2017. Segundo o documento, há indícios de crime de ação penal pública, no caso, pirâmide financeira. É citada a Lei 1.521/51, sobre crimes contra a economia popular. A legislação estabelece que é crime “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos”.

A reportagem entrou em contato com o Ministério Público e não obteve retorno até a publicação da matéria. As denúncias começaram em junho do ano passado, questionando a idoneidade da empresa e se há golpe. No parecer, a CVM informa que a proposta não envolve oferta de investimentos em valores mobiliários e, portanto, encontra-se fora da competência legal da Comissão de Valores Mobiliários.

Sobre o teor das denúncias, conclui que a Minerworld aparenta dispor proposta fraudulenta com características de pirâmide financeira. Como exigência de pagamento inicial; promessa de retorno financeiro extraordinário, no total de até 100% ao ano; oferta de aumento dos ganhos com a indicação de novos afiliados, no valor de 10% por indicação direta na “Rede de Afiliados”; falta de informações sobre riscos envolvidos na atividade; e ausência de maiores informações acerca da própria empresa.

Com sede na Ciudad Del Este (Paraguai), a empresa ganhou holofotes após o casamento de um investidor “black diamante”, com direito a show de Bruno e Marrone e que foi orçado em R$ 750 mil. O Centro de Treinamento fica na rua 14 de Julho e não tem mais o nome na fachada.

No fim de janeiro, a empresa informou que o logotipo foi retirado para readequação da comunicação visual. A Minerworld informa que ainda não foi comunicada pelos órgãos competentes

Mais popular entre as criptomoedas, o bitcoin chegou ao auge em dezembro de 2017. Contudo, a cotação cai a cada movimento dos governos pelo mundo para sua regulamentação. Para investir em criptomoeda, a pessoa troca o dinheiro real por uma promessa de pagamento. Ou seja, o investidor recebe um código criptografado e a promessa de devolução do valor com a cotação do dia.

Nos siga no Google Notícias