ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Saúde tenta barrar nova gripe em presídios superlotados

Redação | 19/08/2009 09:30

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) lançou ontem um plano de ações para barrar a entrada do vírus na nova gripe nos 42 presídios de Mato Grosso do Sul, que sofrem com a superlotação. O Estado é responsável pela custódia de mais de 10 mil detentos, enquanto a capacidade é para 5.351 presidiários.

Agentes penitenciários receberam orientações acerca de como devem proceder para evitar a gripe suína, como ficou conhecida a doença causada pelo vírus H1N1. Entre as medidas preventivas, conforme a assessoria de imprensa do governo, estão: evitar tossir, espirrar ou falar a menos de um metro dos internos.

Visitantes que tiverem sintomas de gripe não poderão entrar nas unidades, segundo revelou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Em relação aos funcionários administrativos e de segurança que atuam dentro dos presídios, o plano orienta para que fiquem atentos à presença de sintomas da nova gripe.

A SES destaca ainda a necessidade do uso correto de medidas preventivas, como lavagem correta das mãos, o álcool gel e o uso de máscara, luvas e óculos, quanto em contato com os possíveis doentes.

A principal instrução é para que, o servidor, ao verificar sintomas da doença (febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares, tosse, aparecimento de catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte) isole o interno, o que evita o contágio aos demais e possibilita um tratamento adequado do caso.

Para aqueles trabalhadores que atuam na área de saúde (médicos e enfermeiros), a secretaria indica a utilização constante de luvas, máscaras e óculos, no trato direto com casos suspeitos.

Ainda sobre a área da saúde, é recomendado o isolamento e o monitoramento das suspeitas. A lavagem das mãos e a desinfecção de superfícies e também das mãos com uso de álcool gel a 70% é indispensável.

Em Mato Grosso do Sul, a Agepen distribui folders explicativos e treina as equipes para lidar com os casos da gripe A. Na sexta-feira passada, uma detenta do presídio feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, foi isolada e encaminhada ao HU (Hospital Universitário).

Nos siga no Google Notícias