ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Seminário discute "achatamento" das aposentadorias

Redação | 17/09/2009 10:52

O seminário "A luta dos aposentados no Congresso Nacional" discutirá, entre outros temas, o achatamento das aposentadorias no Brasil.

O evento será comandado pelo deputado federal Marçal Filho (PMDB) e acontece no dia 21, às 19h, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em Campo Grande.

De acordo com ele, há duas propostas em tramitação: o projeto 3299/08, que extingue o fator previdenciário dos cálculos da aposentadoria, e o 01/07, que prevê o reajuste das aposentadorias junto com o aumento do salário mínimo.

A primeira proposta, segundo o parlamentar, prevê o fim do achatamento das aposentadorias.

"Se ela passar, fará com que a pessoa se aposente com o valor real de contribuição, porque hoje ela recebe muito menos do que a quantia que ela contribuiu durante a vida", explicou, destacando que as duas propostas já passaram pelo Senado e agora tramitam na Câmara.

Segundo Marçal Filho, o governo pretende enviar à Casa um substitutivo, englobando os dois projetos. "Só que o projeto que o governo pretende enviar prevê a correção das aposentadorias pelo PIB", detalha o deputado.

O valor de reajuste seria condizente à metade do crescimento do Produto Interno Bruto. "Mas se não houver aumento, metade de zero é zero, não dá pra se basear nesse índice, pois não há garantias", opinou.

O seminário contará com a palestra do deputado Cléber Verde, do Maranhão, especialista no assunto.

Nos siga no Google Notícias