A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/09/2009 10:52

Seminário discute "achatamento" das aposentadorias

Redação

O seminário "A luta dos aposentados no Congresso Nacional" discutirá, entre outros temas, o achatamento das aposentadorias no Brasil.

O evento será comandado pelo deputado federal Marçal Filho (PMDB) e acontece no dia 21, às 19h, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em Campo Grande.

De acordo com ele, há duas propostas em tramitação: o projeto 3299/08, que extingue o fator previdenciário dos cálculos da aposentadoria, e o 01/07, que prevê o reajuste das aposentadorias junto com o aumento do salário mínimo.

A primeira proposta, segundo o parlamentar, prevê o fim do achatamento das aposentadorias.

"Se ela passar, fará com que a pessoa se aposente com o valor real de contribuição, porque hoje ela recebe muito menos do que a quantia que ela contribuiu durante a vida", explicou, destacando que as duas propostas já passaram pelo Senado e agora tramitam na Câmara.

Segundo Marçal Filho, o governo pretende enviar à Casa um substitutivo, englobando os dois projetos. "Só que o projeto que o governo pretende enviar prevê a correção das aposentadorias pelo PIB", detalha o deputado.

O valor de reajuste seria condizente à metade do crescimento do Produto Interno Bruto. "Mas se não houver aumento, metade de zero é zero, não dá pra se basear nesse índice, pois não há garantias", opinou.

O seminário contará com a palestra do deputado Cléber Verde, do Maranhão, especialista no assunto.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions