ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sigilo da Lama Asfáltica só vale para processo que libertou advogados

Anahi Zurutuza | 20/11/2017 13:41
Sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Foto: TRF3/Divulgação)
Sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Foto: TRF3/Divulgação)

O sigilo decretado pelo desembargador federal Paulo Fontes na semana passada só vale para os documentos contidos no processo que resultou na libertação dos advogados Jodascil Gonçalves Lopes e João Paulo Calves, alvos Operação Papiros de Lama.

A decisão gerou confusão porque o juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade, substituto na 3ª Vara Criminal Federal de Campo Grande, já havia afastado o segredo de Justiça dos processos relacionados à 5ª fase da Lama Asfáltica.

De acordo com o advogado André Borges, que defende Jodascil e João Paulo, o sigilo só foi decretado em relação aos autos do habeas corpus em favor dos clientes dele. A 3ª Vara confirma a informação.

O TRF3 informou, por meio da assessoria de imprensa, que a decisão do desembargador mantém o processo que libertou os advogados é público. "As manifestações das partes são públicas, as decisões são públicas e publicadas no Diário Oficial e disponibilizadas no site do Tribunal, a movimentação processual são públicas e os documentos não fiscais são públicos. O sigilo decretado se restringe a alguns documentos do processo e está relacionado ao sigilo fiscal", informou a nota.

Sigilo - A quebra do segredo de Justiça foi pedida tanto pela PF (Polícia Federal) na representação pelas prisões e mandados de busca e apreensão, quanto pelo MPF (Ministério Público Federal) que reforçou os pedidos à Justiça Federal.

As duas instituição defende o direito da população tomar conhecimento dos crimes em apuração.

“Visando dar cumprimento aos princípios constitucionais da publicidade na Administração Pública (Art. 37, capuf) e da Democracia (Art. 1°), segundo o qual o poder estatal emana e tem como destinatário o povo brasileiro, e considerando que os crimes sob investigação dizem respeito a recursos públicos desviados cuja origem é a população e que deveria ter sido aplicado em proveito dela, e não para enriquecimento de poucos, represento para que, com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão acima requeridos, seja levantado o sigilo em relação à presente representação (ou seja, para que possa ser disponibilizada à imprensa cópia do presente ofício)”, defendeu o delegado Marcos André Araújo Damato ao enviar a representação da PF ao MPF.

A Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul teve posicionamento semelhante. “Considerando o interesse público à informação”, o MPF também pediu o fim do segredo de Justiça.

Equipe que fez buscas na casa de André Puccinelli deixando o edifício (Foto: André Bittar)
Equipe que fez buscas na casa de André Puccinelli deixando o edifício (Foto: André Bittar)

Papiros de Lama - A Polícia Federal, em conjunto com a CGU (Controladoria Geral da União) e a Receita Federal, deflagrou na manhã do dia 14 de novembro a 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, batizada de Papiros de Lama.

André Puccinelli (PMDB) e o filho dele, André Puccinelli Júnior, foram presos preventivamente. Já os advogados Jodascil e João Paulo, ambos ligados ao Instituto Ícone, de ensino jurídico, e portanto, a Puccinelli Júnior, foram alvos de mandados de prisão temporária.

Seis pessoas foram levadas para depor (condução coercitiva): André Cance, João Maurício Cance, João Amorim, João Baird, Mirched Jafar Júnior e Antonio Celso Cortez.

A PF foi também às ruas de Campo Grande, Aquidauana, Nioaque e São Paulo (SP) vasculhar 24 endereços.

Conforme a PF, a operação tem como alvo uma organização criminosa que teria causado pelo menos R$ 235 milhões em prejuízos aos cofres públicos.

Bens das pessoas investigadas, que somam R$ 160 milhões, foram bloqueados.

Matéria alterada às 12h10 do dia 23 de novembro para acréscimo de informações. 

Nos siga no Google Notícias