ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sindicato denuncia vazamento de radiação na Santa Casa

Redação | 18/01/2008 10:36

Em assembléia hoje (18) às 19 horas, os funcionários do setor de Radiologia da Santa Casa vão decidir se entram em greve na próxima segunda-feira (21). A categoria já havia resolvido paralisar as atividades por causa da falta de estrutura e de segurança durante o atendimento, mas o Ministério Público do Trabalho determinou ontem (17) a realização de perícia no setor e por isso a posição de greve será reavaliada.

A questão é que o caso é mais perigoso do que uma ameaça de paralisação no atendimento, garante o presidente do Sindicato dos Técnicos em Radiologia, Adão Júlio da Silva. A entidade denuncia vazamento de radiação em duas salas do setor. "Na sala três, por exemplo, o vazamento é quatro vezes maior que o aceitável pelo corpo humano", alerta.

A avaliação teria sido feita em 2006, pela própria Santa Casa, em cumprimento a lei que obriga vistorias nesses setores a cada dois anos. Em uma atitude ainda mais "irresponsável", diz Adão, o hospital teria "segurado" o laudo até abril de 2007. "Só então conhecemos a dimensão do problema, mas de nada adiantou, nada foi feito", reclama o presidente do Sindicato. "A radiação é acumulativa, daqui dez anos sérias complicações podem acontecer", avalia.

O maior risco seria para os 38 técnicos e 7 auxiliares que atendem cerca de 150 pessoas ao dia, mas o problema afetaria também os pacientes. Como exemplo, Adão cita a sessão de raio-x de coluna inteira. "O paciente recebe dez cargas de radiação", diz Adão.

O setor de Radiologia da Santa Casa tem nove salas, apenas quatro funcionam, mas na avaliação do Sindicato, apenas duas têm condições de segurança. "Queremos um novo laudo sobre a taxa de radiação e os ajustes necessários", resume o representante dos técnicos e auxiliares de radiologia.

Nos siga no Google Notícias