A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

22/09/2009 10:47

Socióloga americana faz palestra hoje em Dourados

Redação

A socióloga americana Martha Huggins, professora do Union College, no Estado de Nova York, faz palestra na noite desta terça-feira em Dourados, durante o Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania, promovido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Há 25 anos Huggins estuda a polícia e a violência policial no Brasil. A palestra "Operários da Violência" será às 21h, no Teatro Municipal.

A palestra terá como base o trabalho mais recente de Martha Huggins, "Violence Workers - Police Torturers and Muderers Reconstruct Brazilian Atrocities (Operários da Violência - Policiais Torturadores e Matadores Reconstroem as Atrocidades Brasileiras).

Conforme a assessoria da UFGD, Huggins passou um ano pesquisando o regime militar dos anos 60, 70 e 80 no Brasil. Ela entrevistou 23 policiais civis e militares que estavam na ativa nos tempos da ditadura, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Nas entrevistas de três a seis horas com cada um deles, a norte-americana obteve de 14 homens a confissão de prática de tortura e assassinatos quando integravam unidades especiais ou esquadrões da morte da ditadura militar.

O que transforma um homem num matador, em nome do Estado, e como ele justifica e convive com a própria violência, são as respostas que Martha Huggins afirma ter procurado nesse trabalho. O Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania vai até amanhã no Teatro Municipal.

Além de Martha Huggins, o evento reúne desembargadores, membros da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de professores brasileiros norte-americanos, portugueses, chilenos e de universidades de outros Estados brasileiros.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions