ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Socióloga americana faz palestra hoje em Dourados

Redação | 22/09/2009 10:47

A socióloga americana Martha Huggins, professora do Union College, no Estado de Nova York, faz palestra na noite desta terça-feira em Dourados, durante o Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania, promovido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Há 25 anos Huggins estuda a polícia e a violência policial no Brasil. A palestra "Operários da Violência" será às 21h, no Teatro Municipal.

A palestra terá como base o trabalho mais recente de Martha Huggins, "Violence Workers - Police Torturers and Muderers Reconstruct Brazilian Atrocities (Operários da Violência - Policiais Torturadores e Matadores Reconstroem as Atrocidades Brasileiras).

Conforme a assessoria da UFGD, Huggins passou um ano pesquisando o regime militar dos anos 60, 70 e 80 no Brasil. Ela entrevistou 23 policiais civis e militares que estavam na ativa nos tempos da ditadura, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Nas entrevistas de três a seis horas com cada um deles, a norte-americana obteve de 14 homens a confissão de prática de tortura e assassinatos quando integravam unidades especiais ou esquadrões da morte da ditadura militar.

O que transforma um homem num matador, em nome do Estado, e como ele justifica e convive com a própria violência, são as respostas que Martha Huggins afirma ter procurado nesse trabalho. O Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania vai até amanhã no Teatro Municipal.

Além de Martha Huggins, o evento reúne desembargadores, membros da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de professores brasileiros norte-americanos, portugueses, chilenos e de universidades de outros Estados brasileiros.

Nos siga no Google Notícias