ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Termina hoje prazo judicial para índios deixarem fazenda

Redação | 14/05/2009 13:00

Termina hoje o prazo dado pela Justiça para que o grupo de 200 índios da etnia Guarani/Kaiowá deixe a fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, em Rio Brilhante, município que fica a 160 quilômetros de Campo Grande.

A ordem judicial expedida no dia 29 de abril é para que seja utilizada a força policial, caso eles não desocupem a área no prazo de 15 dias a partir da expedição, prazo que vence hoje.

Na necessidade de uso da força policial, ficou estabelecido que a ação será feita pela PF (Polícia Federal). Mas, a PF de Dourados, posto mais próximo de Rio Brilhante, garante que ainda não recebeu nenhuma notificação para se deslocar até a área e efetuar a desocupação, apesar de os índios permanecerem na fazenda.

Segundo a determinação da juíza Kátia Cilene Firmino, da 2ª Vara Federal de Dourados, a decisão de empregar a PF na desocupação foi informada ao Ministério da Justiça, à Funai (Fundação Nacional do Índio) e ao Ministério Público Federal, como alerta para a possibilidade de conflito acirrado durante a remoção dos indígenas.

O diretor-secretário da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Dácio Queiroz, explica que os índios saíram de Douradina para ocupar a fazenda, e exigem demarcação da área.

Na Funai de Dourados, que responde por questões indígenas no município de Rio Brilhante, não há informações sobre a negociação para a retirada dos índios.

Nos siga no Google Notícias