A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/07/2009 19:16

Três Lagoas implanta 1º ambulatório gripal do Estado

Redação

Foi implantado em Três Lagoas o primeiro ambulatório específico em atendimentos gripais do Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo a prefeita Simone Tebet (PMDB), o ambulatório deverá se tornar pólo de informações permanentes sobre a gripe suína.

Simone apresentou hoje o local à imprensa e ressaltou que as equipes de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e educação em saúde esclarecerão dúvidas da população a partir de panfletos e informações atualizadas do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elenir Neves, o Pronto Atendimento da cidade foi o local escolhido para a implantação do projeto, pois apresenta estrutura laboratorial e de Raios-X para atender os pacientes.

Para preservar as unidades de saúde, no que se refere aos serviços de rotina, é que o ambulatório da gripe foi criado. A criação deste local também preservará os trabalhadores e interromperá a cadeia de transmissão, oferecendo um fluxo único, com laboratório específico seguindo protocolo médico que estará à disposição da população em período integral.

Segundo a prefeita, a intenção é evitar que pacientes que apresentam sintomas suspeitos da nova gripe fiquem internados nos postos. "A idéia é criar um local de isolamento para estas pessoas, para não contaminar os demais", explicou Simone.

Funcionamento - Com exceção do ambulatório de informações que funcionará durante 12 horas diárias, os demais funcionarão 24 horas. O PA contará com Raios-X específico das 6h às 18h e laboratórios para exames de hemograma e uréia, das 6h à meia noite, para pacientes que apresentarem febre maior que 38° C e dispnéia.

Somente em Três Lagoas, 74 pessoas foram vítimas fatais de complicações da gripe comum no ano de 2007; no ano passado esse número caiu para 40 pessoas; este ano foram registradas apenas nove mortes. Já em todo o Estado, 1.247 pessoas morreram no ano passado; neste ano o número é de 447 mortes.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions