ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UEMS tem quatro estudantes com menos de 15 anos aprovados para cursos

Um deles é Letícia, de 12 anos. Ela passou para Pedagogia, mas, não vai cursar

Nadyenka Castro | 22/01/2013 11:29
Nathaly, aos 14 anos, fez matrícula para o curso de Artes Visuais. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Nathaly, aos 14 anos, fez matrícula para o curso de Artes Visuais. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Ela só tem 12 anos e estuda diariamente, por horas e horas. O resultado da dedicação aos estudos Letícia Yumi Herculano Togoe já começa a colher: ela foi aprovada para o curso de Pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Paranaíba. “Mas ela estuda é para fazer Medicina”, avisa o pai, Reinaldo Barbosa Togoe, 40 anos, analista contábil. Ela e mais três estudantes com menos de 15 anos foram aprovados na instituição.

Letícia vai para o 9º ano, no Colégio Mace, em Campo Grande, e fez pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado. “Ela quis fazer para saber como que é. Falei para ela que não havia necessidade de fazer toda a prova, para fazer só o que soubesse”, lembra a mãe, a administradora Marli Herculano da Silva, 37 anos.

A menina fez o Enem e com a nota, foi aprovada no curso de Pedagogia. Os pais não pretendem pedir liminar à Justiça para matricular a filha. Pelo menos não neste ano. “Vamos esperar ela terminar o 9º ano e se tiver nota para Medicina”, diz Reinaldo.

De acordo com ele, Letícia é organizada, estuda diariamente, mas, também brinca e sai com as amigas. “As vezes a gente tem que brigar com ela para ela parar de estudar”, conta o pai.

A menina morou com a família por seis anos no Japão. E por conta disso, perdeu três anos de escola regular no Brasil. Quando chegou no País, fez prova de avaliação e com a nota, ‘ganhou’ um ano a mais.

Depois de vencido estes dois desafios, Letícia, conforme o pai, batalha para ser médica com diploma internacional. “Ela já está procurando como fazer para estudar em Harward”, fala.

Outros casos- Na UEMS há ainda adolescentes aprovados. São eles: Maria Eudiane, Ciências Biológicas, em Ivinhema; Rebeca Martins – Pedagogia, em Dourados; Luiz Felipe, Física em Dourados. Todos são de outros Estados.

Há também a Carine Oliveira Gulherme que passou em Direito/Paranaiba, um dos cursos mais concorridos da UEMS.

UFMS – Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Nathaly Gomes Tenório, de 14 anos, fez matrícula nessa segunda-feira para cursar Artes Visuais. Com a nota do Enem, ela conseguiu ser aprovada para o curso e, por liminar, garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio e fazer matrícula na instituição de ensino.

Nos siga no Google Notícias