A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/01/2008 17:48

Usina é acusada de lançar vinhoto no rio Amambai

Redação

O Grupo de Estudos em Proteção à Biodiversidade de Naviraí apresentou ao Ministério Público Estadual e à delegacia de Polícia Civil do município denúncia contra a Usinav, acusada de lançar vinhoto dos tanques de decantação diretamente no rio Amambai, o que estaria causando a morte de peixes. De acordo com o site Sul News, o relatório escrito e fotográfico foi apresentado em 2007, mas foi preservado para que os trabalhos de investigação não fossem prejudicados.

Claudenice Zucca, diretora-executiva do Gebio, disse que o despejo foi flagrado em abril, durante um passeio de ambientalistas na região de matas ciliares dos córregos Tarumã e do Touro. Foram realizados plantões para observar se havia de fato crime ambiental na região. A ambientalista afirmou que foi notado, durante a noite, o despeço de dejetos industriais no rio, por meio de uma tubulação. No outro dia, funcionários da usina iriam ao local recolher os peixes mortos para que não descessem o rio.

O relatório, datado de 30 de maio de 2007, foi encaminhado ao promotor Luiz Gustavo Terçariol, que pediu providências à Polícia Civil. A comprovação teria sido feita durante visita com mandado judicial de ambientalistas, perito criminal e um representante da usina no local impactado e nas bacias de decantação. Foram colhidas amostras de peixes para análise, assim como de água para apurar sua qualidade.

Terçariol declarou que aguarda o resultado da investigação policial e deverá oferecer denúncia à Justiça. A Usinav não comentou a acusação.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions