ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Compartilhando Justiça

Reintegração de bancários demitidos durante pandemia

Dr Henrique Lima | 28/10/2020 10:02
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Algo que tem chamado bastante atenção dos bancários é a notícia de que a Justiça do Trabalho tem concedido reintegração para aqueles que foram demitidos durante o período de pandemia e é sobre isso que vamos abordar nesta ocasião.

Quando um empregado, não apenas bancário, é demitido, em alguns casos é possível conseguir judicialmente sua reintegração ao trabalho, por seu desligamento ser considerado ilegal.

As situações mais frequentes envolvem questões de saúde, especialmente quando relacionadas ao trabalho, isto é, quando o trabalhador sofreu um acidente de trabalho ou desenvolveu alguma doença em decorrência do trabalho.

No caso dos bancários, são frequentes os casos de LER/DORT (epicondilite, tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, síndrome do pânico, depressão, síndrome do esgotamento profissional – Burnout, entre outros).

Pois bem, a legislação prevê a garantia de emprego por doze meses aos trabalhadores que sofrem com enfermidades decorrentes do trabalho. Tecnicamente, não é tão simples, mas aqui a intenção é simplificar.

Além das questões relacionadas às enfermidades, também há a possibilidade de reintegração quando é caso de dirigente sindical, gestante, direitos previstos em acordos ou convenções coletivas entre outros.

Mas tem chamado atenção na mídia as decisões judiciais determinando a reintegração com base no compromisso assumido pelas instituições financeiras de não realizarem demissões durante o período de pandemia. Ou seja, o entendimento é que apesar de não estar previsto em lei, nem em acordo ou convenção coletiva, o compromisso assumido deve ser observado.

Esse posicionamento de alguns magistrados da Justiça do Trabalho é muito salutar, pois é comum situações em que empresas, por si ou por suas representantes, assumem determinados compromissos com a sociedade, conseguindo melhorar sua imagem perante o grande público, mas, na prática, agem de modo diferente. Isso aconteceu, por exemplo, com a “conversa fiada” de que facilitariam as renegociações dos financiamentos.

Enfim, trata-se de uma interpretação que prestigia os pilares constitucionais de construção de uma sociedade justa e solidária e que está em completa sintonia com os demais princípios do direito do trabalho, contudo, impossível prever quantos juízes aderirão a esse ponto de vista e determinarão que os bancos reintegrem seus trabalhadores baseados exclusivamente nesse argumento.

Apesar disso, especialmente nos casos em que os trabalhadores que foram demitidos possuem alguma outra peculiaridade que justifica a reintegração, incrementar as alegações com essa questão do descumprimento do compromisso público assumido pelos bancos é algo bastante útil, principalmente considerando a grande ânsia com a qual as instituições financeiras estão demitindo nos últimos dias.

Dr Henrique Lima - Advogado (Foto: Arquivo Pessoal)
Dr Henrique Lima - Advogado (Foto: Arquivo Pessoal)

Dr Henrique Lima - Advogado, sócio da LPB Advocacia. Autor de livros e artigos, entre eles “Defesa Trabalhista dos Bancários”. Mestre em direito e pós-graduado (lato sensu) em direito constitucional, civil, trabalhista, família e consumidor. Conheça mais sobre seus textos e livros em em www.henriquelima.com.br

Nos siga no Google Notícias